ETA CURIOSIDADE!: outubro 2018

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terça-feira, 30 de outubro de 2018

CPM – Unidade Agreste desfilou em comemoração aos 94 anos de Arapiraca

Imagem: Facebook

O Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste desfilou na tarde deste 30 de outubro em comemoração aos 94 de emancipação política de Arapiraca. 


A terra de Manoel André recebe a homenagem através do desfile cívico e estudantil que foi acompanhado por autoridades como: Prefeito Rogério Teófilo, a presidente da câmara de vereadores, professora Graça Lisboa e tenente-coronel Carlos Azevedo, diretor do COM e demais autoridades.

O Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste, com apenas dois anos de atividades, foi o primeiro colocado no IDEB na 5ª Gerência Regional de Educação que abrange 10 municípios do agreste.

A plateia ficou encantada com o desfile dos alunos do CPM, aplaudindo a cada pelotão que passava pela avenida.

Veja um vídeo do momento em que o Colégio da Polícia Militar chega próximo ao palanque oficial.

Vídeo: Cortesia  

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Três Escolas da 5ª Gere tem equipes selecionadas para 2ª fase da Olimpíada de História de Alagoas.


A 5ª Gerência Regional de Educação parabeniza aos alunos e professores de História das Escolas Estaduais: Francisco Domingues (Limoeiro de Anadia) com 2 equipes, Colégio Militar Tiradentes (Arapiraca) com 2 equipes e Álvaro Paes (Coité do Nóia) com 1 equipe, pela classificação na Primeira Fase da 2ª Olimpíada de História de Alagoas, OLHAL.


A 2ª OLHAL 2018, objetiva estimular o conhecimento sobre História, Sociedade e Cultura de Alagoas entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino.

Os participantes da 2ª Olimpíada de História de Alagoas devem se organizar em equipes compostas por três estudantes, regularmente matriculados no oitavo e no nono anos do Ensino Fundamental ou no equivalente na EJA ou no Ensino Médio regular ou o equivalente na EJA e orientados por um professor efetivo ou monitor de qualquer Componente Curricular da Área de Ciências Humanas da Rede Estadual de Ensino.

O professor poderá orientar até três equipes. E, o estudante não pode participar de mais de uma equipe. Os estudantes devem pertencer à mesma escola vinculada à Rede Estadual de Educação. Não serão permitidas equipes com estudantes de diferentes escolas e se um ou mais estudantes participarem de mais de uma equipe, essas equipes serão sumariamente desclassificadas.

A composição das equipes no que tange às séries e as turmas a que os estudantes participam, e sobre quais turmas o professor dá aula, é decidida pelos participantes, desde que obedeçam ao modelo de um professor e três estudantes da mesma escola da rede estadual.

No ato de inscrição, as equipes deverão visualizar na tela todos os dados de sua inscrição, que serão utilizados na confecção dos certificados de participação. É de inteira responsabilidade das equipes conferir os dados fornecidos e garantir que estejam corretos (nome dos participantes, nome da escola etc.). A Comissão Organizadora da 2ª Olimpíada de História de Alagoas não realizará alterações em seu sistema para corrigir os certificados e não corrigirá certificados impressos na fase final, salvo nos casos de força maior.

É proibida a participação, nas provas da Olimpíada, de Professores e funcionários lotados na Secretaria de Educação do Estado de Alagoas e integrantes da Comissão.

As equipes devem criar um nome para si e esse “nome da equipe” a acompanhará em todo o processo e será utilizado nas três etapas da competição, do início até o fim, e por isso deve ser escolhido com critério. São proibidos imagens e nomes ofensivos, pornográficos ou que remetam a qualquer forma de violência, preconceito racial, social, de gênero, de credo, que expressem nomenclaturas de campanhas políticas e partidárias deste ano ou alhures, bem como nomes e/ou imagens que causem dubiedade de interpretação, no que se refere aos casos acima.

 A 2ª Olimpíada de História de Alagoas será composta por três fases: A 1ª fase é uma prova online (com questões objetivas), sendo classificadas para a 2ª fase 5 equipes de cada Gere. A 2ª fase será constituída por uma prova subjetiva e uma redação, sendo classificadas para a 3ª fase 2 equipes de cada Gere. A 3ª e última fase acontecerá de forma presencial, em local indicado pela comissão.


Edital completo:
https://sites.google.com/educ.al.gov.br/olimpiadadehistoriadealagoas/p%C3%A1gina-inicial

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Você é ou não é! Decida.



Numa sociedade onde as pessoas estão cada vez mais informatizadas e instrumentalizadas de diferentes formas, se faz necessário que tenhamos um olhar atento para a tomada de decisão a respeito de temas controversos. A indecisão pode gerar incredibilidade por pessoas que esperam de nós decisões firmes e concretas.

Ficar encima do muro não é inteligente diante de tantos olhares atentos ao que e como foi decido. De certo, nossas decisões não agradarão a gregos e troianos, se beneficiamos um desagradamos outro e assim sempre foi, desde o início dos tempos.

A Bíblia afirma, no evangelho de Mateus, capitulo 5 e versículo 37, que devemos tomar decisões como SIM ou NÃO e o que passar disso não é de Deus.

Ficar neutro, é no entanto, deixar que outros tomem decisões por você e depois não poderá reclamar, já que se abdicou de decidir.

Em outro trecho da Bíblia, vimos que o Anjo do Senhor fala sobre ser quente ou frio e nunca morno. Isso nos mostra de novo que devemos tomar decisões acerca de temas que nos diz respeito, como: política por exemplo.

É fato, portanto, que as decisões políticas interferem em nossa vida, além de pagarmos altos impostos e não termos a contrapartida dos governos detentores do poder.

O que fica é a indagação: o que fazer diante do exposto? Cabe a você, analisar e tomar a decisão correta. Boa sorte!

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Transtorno do Espectro Autista - TEA


Fonte: Google

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.
Tipos
De acordo com o quadro clinico, o TEA pode ser classificado em:
1) Autismo clássico – o grau de comprometimento pode variar de muito. De maneira geral, os portadores são voltados para si mesmos, não estabelecem contato visual com as pessoas nem com o ambiente; conseguem falar, mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. Embora possam entender enunciados simples, têm dificuldade de compreensão e apreendem apenas o sentido literal das palavras. Não compreendem metáforas nem o duplo sentido. Nas formas mais graves, demonstram ausência completa de qualquer contato interpessoal. São crianças isoladas, que não aprendem a falar, não olham para as outras pessoas nos olhos, não retribuem sorrisos, repetem movimentos estereotipados, sem muito significado ou ficam girando ao redor de si mesmas e apresentam deficiência mental importante;

2) Autismo de alto desempenho (antes chamado de síndrome de Asperger) – os portadores apresentam as mesmas dificuldades dos outros autistas, mas numa medida bem reduzida. São verbais e inteligentes. Tão inteligentes que chegam a ser confundidos com gênios, porque são imbatíveis nas áreas do conhecimento em que se especializam. Quanto menor a dificuldade de interação social, mais eles conseguem levar vida próxima à normal.

3) Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE) – os portadores são considerados dentro do espectro do autismo (dificuldade de comunicação e de interação social), mas os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno, o que torna o diagnóstico muito mais difícil.

Incidência
Não faz muito tempo, o autismo era considerado uma condição rara, que atingia uma em cada duas mil crianças. Hoje, as pesquisas mostram que uma em cada cem crianças é portadora do espectro, que afeta mais os meninos do que as meninas.  Em geral, o transtorno se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias.
As manifestações na adolescência e na vida adulta estão correlacionadas com o grau de comprometimento e com a capacidade de superar as dificuldades seguindo as condutas terapêuticas adequadas para cada caso desde cedo.
O diagnóstico é essencialmente clínico. Baseia-se nos sinais e sintomas e leva em conta os critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).o comprometimento e o histórico do paciente
Causas
Estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos, biológicos e ambientais. No entanto, saber como o cérebro dessas pessoas ainda é um mistério para ciência.

Tratamento
Ainda não se conhece a cura definitiva para o transtorno do espectro do autismo. Da mesma forma não existe um padrão de tratamento que possa ser aplicado em todos os portadores do distúrbio. Cada paciente exige um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, dos familiares e de uma equipe profissional multidisciplinar visando à reabilitação global do paciente. O uso de medicamentos só é indicado quando surgem complicações e comorbidades.

Família
O diagnóstico de autismo traz sempre sofrimento para a família inteira. Por isso, as pessoas envolvidas – pais, irmãos, parentes – precisam conhecer as características do espectro e aprender técnicas que facilitam a autossuficência e a comunicação da criança e o relacionamento entre todos que com ela convivem.
Crianças com autismo precisam de tratamento e suas famílias de apoio, informação e treinamento. A AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) é uma entidade sem fins lucrativos que presta importantes serviços nesse sentido.
TEXTO DE MARIA HELENA VARELLA BRUNA 30 de janeiro de 2014
Revisado em 28 de setembro de 2018.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Escolas estaduais realizam oficina: A Escola Como Espaço de Formação

Imagens: WhatsApp

As escolas estaduais estão realizando oficinas de formação na unidade de ensino com o tema: A escola como espaço de formação. 
As 28 escolas da 5ª GERE  estão realizando as oficinas e o dia D de comemoração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - DEB alcançado com a melhoria da proficiência em 2017.

Até dia 11 de outubro todas as escolas da 5ª gerência regional farão a oficina com os professores, na oportunidade os gestores e professores, principalmente de matemática e língua Portuguesa recebem certificado de honra ao mérito, uma homenagem a contribuição dada durante o ano de 2017.

O articulador de ensino mobiliza a comunidade escolar para a realização da oficina, que busca garantir que a política de formação continuada promova ações formativas que:
▪Conduzam à reflexão contínua da prática pedagógica e o senso pela pesquisa;
▪Nutram e subsidiem o desenvolvimento profissional em busca da melhoria a aprendizagem de todos;
▪Promovam a melhoria da qualidade social de Ensino Público de Alagoas.

Outras imagens das oficinas: