ETA CURIOSIDADE!: novembro 2018

Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Prêmio Servidor Destaque 2018 é entregue pela 5ª Gerência Regional de Educação




Imagem: Cortesia.
O prêmio Servidor Destaque da Dducação de Alagoas é um evento que faz homenagem aos servidores destaques da educação estadual todos os anos.

Primeiramente, as unidades de ensino e a sede da 5ª Gerência escolhem, por voto secreto, o servidor ou servidora destaque do ano, em seguida o núcleo de RH da Gere entra em ação para realizar o evento de premiação para os servidores escolhidos pelos colegas.

O evento, este ano foi realizado na tarde desta quinta-feira, 29, no auditório Ceci Cunha, na Unimed Metropolitana do Agreste.

A professora Edilma de Mendonça Lopes, que este ano, foi a mestre de cerimônia, fez questão de ressaltar o seu entusiasmo em participar do Prêmio Destaque 2018. “É lindo ver a alegria no rosto dos homenageados, ao receber o certificado de honra ao mérito, são sorrisos e lagrimas de felicidade pelo reconhecimento da Educação de Alagoas aos profissionais que se dedicam ao ensino no Estado”. Afirmou Edilma.

Estiveram presentes: a gerente regional, Eliete Rocha; a chefe do RH, Josineide Farias; chefe de rede, Luzia Santos, a chefe de sistema, Jane Clécia Albuquerque, a Presidente da câmara de vereadores, Professora Graça Lisboa, gestores das 31 unidades de ensino, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino, servidores em geral, familiares e convidados.

A gerente regional falou da importância do evento, em lembrar, do servidor ou da servidora que atua nas unidades de ensino e reconhecer o trabalho com uma simples homenagem, mas que representa o agradecimento de toda sociedade.

A vereadora, professora Graça, que já foi coordenadora da então, 5ª CRE, falou da emoção de participar do evento que parabeniza e reconhece, com brilhantismo, o trabalho de profissionais da educação.

Outros momentos do evento.





quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O TEMPO É A ÚNICA CERTEZA DAS COISAS FUTURAS QUE NÃO SABEMOS HOJE


O tempo passa, o tempo voa, o tempo muda ... Pessoas, espaços, estações... O tempo cura, amores, sofrimentos, desilusões. Isso é tempo, a palavra de Deus fala do tempo como indicador de ações, (tempo de plantar e tempo de colher, tempo de rir e tempo de chorar...) Desta forma o tempo pode ser nosso amigo ou inimigo. 

O tempo muda hábitos, outrora tudo era diferente, desde a comida na panela de barro na casa da vovó até o respeito que tínhamos com nossas professoras na escola. Noutro tempo, a moça pedia permissão aos pais para cortejar o rapaz, hoje elas aproveitam que estão só em casa e coloca o namorado dentro do lar. 

O medo de ser falada acabou, o respeito mudou, os valores se inverteram. Nos dias atuais o certo é visto como errado e o errado é visto como certo. 

Coisas que a filosofia explica e diz que o que é certo para mim pode não ser para outro e que eu devo respeitar tal escolha. Respeito sim, todas as vossas escolhas, porém não quero ser cúmplice nem compartilhar com elas. 

As vezes tenho saudades de tempos que não voltam mais, entretanto fico feliz por participar de mudanças que podem ser útil para mim e para meus filhos e netos. 

A tecnologia é uma delas, porém, no entanto, há momentos que não sabemos usá-la. Que sejamos mais sábios e menos ignorantes

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Depressão na Adolescência: O que é, Causas, Sintomas e Tratamento



A curiosidade me levou a estudar sobre o tema e daí encontramos algumas informações sobre o que é, quais as causas, sintomas e tratamento.

O que é?
A depressão na adolescência é uma doença que deve ser levada a sério, pois se não for adequadamente tratada pode causar consequências como abuso de drogas e suicídio, que são problemas sérios na vida do adolescente.
Algumas características clínicas da depressão na adolescência são tristeza, irritabilidade constante, falhas de memória, falta de auto-estima e sentimento de inutilidade. Estas características podem ajudar os pais, professores e amigos próximos a identificar este problema.
A depressão na adolescência tem cura se o jovem tiver acompanhamento médico, psicológico, apoio familiar e tomar os remédios receitados.

Principais causas
A depressão na adolescência pode ser desencadeada por diversas situações, como por exemplo, uso de drogas e álcool, história familiar de depressão, necessidade de sucesso e perfeição, distúrbios hormonais e alterações no corpo, como crescimento de pêlos ou seios. 
Além disso, o estado depressivo pode acontecer após ou durante situações de estresse, como doença crônica, perda de alguém querido ou fracasso escolar, por exemplo. Problemas familiares como falta de atenção e carinho, implicância dos colegas na escola ou rejeição podem ser outras causas para o aparecimento de depressão na adolescência.

Sintomas da depressão na adolescência
Os sintomas de depressão que o adolescente pode apresentar podem ser:
·         Tristeza;
·         Cansaço constante;
·         Problemas de memória e concentração;
·         Alterações de humor;
·         Choro frequente;
·         Falta de interesse ou prazer nas atividades diárias;
·         Diminuição do apetite;
·         Perda ou ganho de peso;
·         Insônia.
Muitas vezes os adolescentes apresentam sentimentos exagerados de culpa que levam a pensamentos suicidas ou homicidas.
O diagnóstico da depressão pode ser feito pela análise dos sintomas pelo psiquiatra ou por um médico experiente, que poderá diferenciar estes sintomas de situações como estresse, ansiedade ou distimia, por exemplo. Entenda como é feito o diagnóstico da depressão, e como diferenciar da tristeza.

Como é feito o tratamento
O tratamento da depressão na adolescência é feito com medicamentos antidepressivos prescritos pelo médico, e devem ser usados sob orientação médica.
Entretanto, é fundamental a realização de psicoterapia para que o tratamento seja completo, pois ela ajuda os adolescentes a explorar sentimentos ou acontecimentos que são dolorosos para ele.
A prática de esportes e atividades culturais, acompanhamento psicológico e dos pais é importante para ajudar o adolescente a recuperar da depressão.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Colégio Militar Tiradentes abre Inscrições para novos alunos.



O EDITAL/SEDUC Nº 024/2018 - CPM/MACEIÓ, Estabelece as normas e fixa o período de inscrição para processo seletivo de admissão de alunos no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas destinado ao ingresso no Ensino Fundamental e Ensino Médio, para o período letivo de 2019 e dá outras providências.

O certame será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e, com a participação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em conformidade com as normas, condições e disposições estabelecidas no Edital.

As provas serão realizadas na cidade de Maceió (para unidade Capital) e Arapiraca/AL (para a unidade Agreste).

A inscrição do candidato implicará na aceitação incondicional das normas do processo seletivo de admissão, contidas nos comunicados, neste edital e em outros a serem eventualmente divulgados.
Não serão fornecidas por telefone ou e-mail informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas e demais eventos.

2. DO QUANTITATIVO E DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
Serão ofertadas 90 vagas para o Ensino Fundamental para a Unidade - Capital e 165 vagas para o Ensino Fundamental e 30 vagas para o Ensino Médio para a Unidade do Agreste.
Os pedidos de inscrição, no período previsto neste Edital, deverão ser feitos, EXCLUSIVAMENTE VIA INTERNET, no endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br no período de 21 a 23 de novembro de 2018, na área destinada ao Processo Seletivo, no endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br, conforme os procedimentos estabelecidos no edital.

A apresentação da documentação deverá ser nos dias 26 e 27/11/2018, no local e endereço constantes no item feita na confirmação da matrícula na secretaria do Colégio da Polícia Militar (unidades Capital e Agreste), conforme orientações próprias.

PARA OS CANDIDATOS INTERESSADOS ÀS VAGAS NA UNIDADE DO AGRESTE (ARAPIRACA): Endereço: SEDE DA 5ª GERE- Gerência Regional de Ensino, Rua Antônio Marroquim, s/n, Baixão - Arapiraca (ponto de referência: ao lado da Escola Estadual Isaura Antônia Lisboa)

Link do Edital: file:///C:/Users/usuario/Desktop/DOEAL-19_11_2018-Edital%20E.%20Militar.pdf

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Escola Estadual Realiza IX Feira de Conhecimentos




Imagens: Cortesia

Moradores da cidade ribeirinha lotaram as dependências da Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo, no centro de Traipu/AL para prestigiar a IX edição da Feira de Conhecimentos, realizada nesta quinta-feira. 

A comunidade compareceu em massa para ver de perto os trabalhos desenvolvidos por alunos da Unidade e orientados por seus professores que nos últimos dias intensificaram as atividades escolares com vistas a realização do evento.

 O evento destacou temas como agricultura, saúde, meio ambiente, alimentação, cultura, artes, dentre outros.



Durante o evento, os alunos expositores receberam visitantes nos estandes e explicaram, na prática, o que aprenderam na teoria, em sala de aula pelos professores da escola.



A gestora da unidade de ensino, professora Sandra Senna, afirmou que o momento é de interação entre escola e comunidade e que os pais e comunidade em geral, ao visitarem a escola, valoriza e prestigiar os trabalhos dos alunos.



Foram realizados orientações quanto a saúde do homem, com verificação da pressão arterial e outras informações sobre os cuidados com a saúde da população.






“São muitas as expectativas para a IX Feira de Conhecimentos e que todas estão sendo superadas, inclusive a presença da comunidade traipuense”. Afirmou a Diretora.

A diretora ainda parabenizou os alunos, professores, coordenadores, articuladora de ensino e todos os funcionários da escola pelo empenho neste grande evento, tornando tradição para a escola e comunidade traipuense.


Outras imagens do evento.


domingo, 11 de novembro de 2018

JOVEM MORRE 8 ANOS APÓS COMER LESMA EM DESAFIO E TER CORPO PARALISADO


Imagem: https://acrediteounao.com
Há 8 anos, o jovem australiano Sam Ballard participou de um desafio em que acabou engolindo uma lesma, dessas que costumam vagar pelo jardim de casas. No entanto, mal sabia ele que essa brincadeira acabou resultando em sua morte, que aconteceu recentemente.
Em uma entrevista feita para um canal de televisão da cidade Sydney, Katie Ballard, mãe de Sam, disse que tudo começou quando, em 2010, o filho foi desafiado a engolir a lesma, que apareceu na mesa de uma festa em que participava. Ele estava embriagado e sem pensar duas vezes, engoliu o animal de uma única vez.
Mal sabia o jovem que ele também acabou engolindo um exemplar do Angiostrongylus cantonensis, um nematódeo parasita que costuma aparecer em roedores, mas também pode estar presente em caracóis e lesmas.
Apenas alguns dias após engolir o animal, Sam começou a sentir dores muito fortes nas pernas e logo percebeu que o problema surgiu após ter engolido a lesma. Katie, de início, não acreditou no que o filho disse, mas acabou descobrindo a verdade após levá-lo para o médico.
Em questão de um ano, Sam se tornou quadriplégico, precisou comer e respirar com a ajuda de aparelhos, sofreu constantes convulsões e necessitou de vários cuidados de seus pais, o que chegou a causar problemas financeiros para sua família.
Após tantos anos de sofrimento, Sam faleceu na última semana. Suas últimas palavras foram um “eu te amo” para sua mãe, que não o culpa pelo acontecido.
“Ele não fez nada de errado. Foi apenas uma coisa boba”, disse Katie Ballard.
Como caracóis e lesmas costumam ser usados como alimento em alguns países, autoridades de saúde sempre pedem à população que não comam esses animais crus ou mal cozidos, já que eles também pode transmitir doenças.
Outro pedido é lavar com bastante cuidado frutas e vegetais antes de consumi-los, já que eles podem contém minúsculos caracóis e lesmas em sua superfície.
Fonte: https://acrediteounao.com


segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Restos de cachorro gigante foram encontrados




O mundo antigo esconde diversos segredos que são descobertos dia após dia. O trabalho dos arqueólogos e cientistas é encontrar vestígios do passado. Sejam esses objetos ou restos de seres vivos, estudar para entender melhor a vida dos nossos antepassados é a intenção de muitos profissionais. Os fósseis de animais revelam muito sobre o que os levou a serem extintos, como e onde viveram. Uma nova descoberta publicada recentemente chocou o mundo. Os restos mortais de um cachorro medindo dois metros de altura foram descobertos em Suffok, na Inglaterra.


O achado deixou os cientistas assustados e reacendeu relatos antigos sobre um ser canino lendário assustador. Segundo estudos e cálculos dos cientistas, o enorme cão deveria ter mais de dois metros de altura. A descoberta do que sobrou do animal foi feita em 2014 e foi reportada pelo jornal inglês East Anglian Daily Times. O mais assustador é que ele consegue ser mais alto do que Zeus, o maior cão do mundo ainda vivo, que mede 1,19 metros.



Cientistas temem ser uma prova de uma lenda antiga, que afirmava a presença de cachorros gigantes em várias ilhas britânicas. Segundo as histórias, os animais eram negros e costumavam atacar agricultores e deixar marcas de suas garras em portas de casas quando tentavam abri-las. Há um registro antigo e famoso sobre esse cão no livro "Uma Estranha e Terrível Maravilha", escrito por Abraham Fleming. Ele narra a entrada de um cão na igreja onde ele ministrava uma celebração e que ele havia matado duas pessoas com apenas uma patada.


Desde então, essa lenda ganhou força e tornou-se o motivo do medo dos arqueólogos que fizeram essa descoberta. Para tornar tudo isso ainda mais intrigante, o corpo do cão foi enterrado na região da Abadia de Leiston, local considerado sagrado para os antigos camponeses locais. Hoje os cientistas relacionam a existência do animal com a dos gigantes antigos, visto que, por falta de evidências, diversos esqueletos de até 7 metros de altura foram desconsiderados e perdidos.

Mais informações: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/restos-de-cachorro-de-2-metros-foram-encontrados/

sábado, 3 de novembro de 2018

Professora doutrinadora gera indignação de alunos e pais e é demitida de colégio

Imagem: Facebook.
Em Santo André, uma professora do Colégio Liceu Jardim foi demitida nessa semana após receber constantes reclamações de pais e alunos sobre doutrinação em sala de aula. O fato fez com que a CUT São Paulo se pronunciasse contra o Colégio alegando perseguição e censura, mas a história é bem diferente.
O Colégio Liceu Jardim publicou uma nota em sua página no Facebook, leia trecho:
“Apesar de orientar e reorientar a professora sobre a linha apartidária da escola, recebemos observações recorrentes da nossa comunidade de pais e mesmo de nossos alunos sobre o prejuízo do conteúdo programático, decorrente do excesso de tempo de aula destinado por ela à abordagem do cenário político, com expresso viés partidário.”
Ou seja, a professora ignorava o aprendizado dos alunos e passava boa parte do tempo em sala de aula doutrinando os jovens do Ensino fundamental e Médio.
Ainda segundo a nota, a professora se demitiu na segunda-feira, dia 29 de outubro, porque “diante do resultado das eleições não teria condições emocionais de prosseguir com suas atividades docentes”.
Veja nota na íntegra:
https://www.facebook.com/liceujardim/photos/a.595296267179127/2282973825078021/?type=3

Homem de 42 anos planeja casar com a própria filha de 19 após engravidá-la



Um homem de 42 anos e sua filha de 19 estão enfrentando uma acusação de incesto após planejarem se casar, segundo informações. A relação entre ambos já resultou em um filho.
Steven Pladl mora no Condado de Wake, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Ele entregou a sua filha, Katie Pladl, para a adoção quando ela ainda era bebê. Segundo as autoridades, ele contatou a garota por redes sociais quando ela completou 18 anos.
Katie foi viver com seus pais biológicos e seus dois filhos perto de Richmond, Virgínia, em agosto de 2016. O casal se separou legalmente três meses depois, de acordo com a WNCN.
A ex-esposa de Steven, que não teve a identidade revelada, disse que o seu marido estava dormindo no quarto de Katie meses antes dela sair de casa. Ela ainda leu no diário da garota que ela estava esperando um filho de seu pai.
Segundo o mandado de prisão, ele ainda teria dito para seus outros filhos chamarem Katie de ‘madrasta’.
O pai confessou e afirmou a história, quando a sua, até então, esposa o confrontou. E ainda disse que ambos planejavam se casar.
A partir de então, pai e filha foram morar juntos em Wake County e em novembro chegou um mandato de prisão para Steve.
Eles estavam com o bebê que tinha 4 meses de idade.


Mais informações: https://www.diarioonline.com.br/noticias/mundo/noticia-484626-homem-engravida-a-filha-de-19-anos-e-eles-querem-se-casar.html 

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

SEDUC realiza 3º Encontro Estudantil 2018


Imagem: http://www.educacao.al.gov.br/projeto/item/16433-encontro-estudantil

O Encontro Estudantil da rede estadual de Alagoas é uma iniciativa da Seduc com a finalidade de proporcionar aos estudantes, por meio de um evento multidisciplinar, o incentivo à cultura, às artes, à ciência, tecnologia e à inovação. Em 2018, o 3º Encontro Estudantil será realizado entre 19 e 23 de novembro.

O evento visa também, estimular os estudantes a serem os protagonistas da escola, serão eles os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares para maior integração entre escola e suas comunidades, projetos culturais, sociais ou científicos.

Poderão participar do encontro estudantes matriculados no ensino médio regular e na modalidade EJA médio da rede estadual de ensino de alagoas que desenvolvam atividades, de forma individual ou coletiva, sob a orientação de docentes das escolas da rede pública estadual.

Perspectivas das temáticas a serem trabalhadas: para atividades artístico-culturais a proposta é revisitar clássicos da literatura brasileira; as atividades de grêmios e rodas de conversa sugerem aos jovens como atuar na construção de uma nova Alagoas; e as atividades científicas traz a ciência e tecnologia atuando na melhoria da qualidade de vida.

Mais informações: 
http://www.educacao.al.gov.br/projeto/item/16433-encontro-estudantil

Esgotamento Psicológico: Nem Sempre É Fraqueza, Às Vezes É Por Ter Sido “Forte” Demais


Imagem: Portal Raízes
Mas é muito compreensivo e normal, às vezes, sofrermos uma profunda exaustão psicológica.
O cansaço psicológico geralmente é um processo lento, ele se acumula gota a gota sem perceber.  A gota d’água que transborda o copo pode ser qualquer coisa que nos coloca cara a cara com a impossibilidade de resolver determinados assuntos que vão se acumulando. Então nós caímos, física e mentalmente.
O que é o esgotamento psicológico e quais são suas causas?
O esgotamento psicológico é um estado de extrema exaustão mental e emocional, que muitas vezes é acompanhado por um sentimento de falta de força física. Esse estado de desgaste extremo é causado por um excesso de recursos emocionais e / ou cognitivos. Em outras palavras: nós não damos mais de nós. Muitas vezes, é experimentado como uma espécie de inércia física e mental, um sentimento de “peso” que envolve o dia a dia, como se estivéssemos ligados no piloto automático.
As causas do esgotamento psicológico são variadas, embora em muitos casos haja uma constante: dar muito e receber pouco, por exemplo. A exaustão psicológica aparece como resultado de uma entrega constante e até mesmo excessiva, seja no trabalho, para outros, para um projeto que nos excita, mas também nos consome; aos problemas cotidianos, às tarefas do dia a dia.
Ao mesmo tempo, não recebemos praticamente nada em troca que possa equilibrar o saldo. Não podemos descansar e relaxar o suficiente, não passamos tempo de qualidade sozinhos com nós mesmos e não recebemos atenção, carinho e compreensão suficientes das pessoas que nos rodeiam. Na prática, é como se extraíssemos toda a energia do nosso emocional, mas não nos preocupamos em repô-las.
Em outros casos, a fadiga mental é causada por muitas mudanças em um tempo muito curto, embora estes sejam positivos. No entanto, quando acontece tão rapidamente, não podemos gerenciá-los e nos sentimos sobrecarregados. Nesses casos, embora aparentemente tenhamos tudo o que queremos, em nossa mente temos um tipo de sensor que nos diz que algo está falhando.
Fadiga mental: sintomas premonitórios de exaustão 
1. Perda de energia. O sentimento de exaustão psicológica geralmente se reflete primeiro fisicamente, então é normal que você se sinta sem energia. Só o ato de abrir os olhos pela manhã, faz você achar que não poderá enfrentar o dia.
2. Irritabilidade. Um dos sintomas mais evidentes de exaustão psicológica é nervosismo, irritabilidade e hipersensibilidade porque você perde o autocontrole com mais facilidade do que o normal. Ao mesmo tempo, você começa a interpretar os estímulos como se fossem ameaças, o que leva você a reagir, colocando-se na defensiva.
3. Insônia. Muitas vezes, por trás do esgotamento psicológico, estão ocultos problemas não resolvidos, que se aproximam em sua mente, de modo que não permitem que você durma bem e você se vê acordado por várias horas durante à noite.
4. Anhedonia. Incapacidade de desfrutar de pequenos prazeres da vida. As coisas que você já desfrutou já não o encorajam mais. É como se o mundo subitamente tivesse perdido suas cores. Em alguns casos, você pode sentir como se você flutuasse em uma espécie de limbo que o distancia da realidade.
5. Perda de motivação. Quando você está extremamente exausto, você simplesmente não encontra a motivação para se envolver em novos projetos ou fazer as coisas com as quais você se apaixonava antes. Qualquer tarefa parece titânica e você desenvolve uma profunda apatia em relação ao mundo. E a todo momento aparecem sentimentos de desencanto, decepção e desespero.
6. Falhas na memória. A atenção é um dos primeiros processos psicológicos que são afetados quando você está exausto, o que também leva a lapsos frequentes. É provável que você esqueça as mensagens, que você não lembre de onde você deixou as chaves ou mesmo que tenha dificuldade em lembrar o que você comeu no dia anterior. Isso ocorre porque sua mente está muito saturada para continuar processando e armazenando informações no nível consciente.
7. Pensamento lento. O esgotamento psicológico também afeta processos cognitivos, então você pode perceber que você pensa mais devagar ou que tem dificuldade em pensar. O que você costumava fazer rapidamente, custa-lhe muito mais e às vezes você até achou difícil dar um sentido lógico às ideias em sua mente ou acompanhar um longo discurso.
Quem é mais vulnerável ao esgotamento psicológico?
Todos podemos nos esgotar psicologicamente, especialmente quando passamos por situações particularmente estressantes na vida, mas existem algumas características de personalidade que podem nos tornar mais vulneráveis ​​a essa exaustão mental.
Perfeccionismo. Os perfeccionistas, que exigem muito de si mesmos, acabam adicionando um peso extra nos ombros que, a longo prazo, representa mais estresse.
Dificuldade para delegar. As pessoas que querem assumir todas as tarefas, porque acreditam que os outros não sabem como fazê-las ou não estão à altura, são mais propensas a sofrer o esgotamento psicológico devido a um excesso de responsabilidades.
Sensibilidade extrema. As pessoas que são muito empáticas e hipersensíveis são mais propensas a sofrer um estado de exaustão emocional porque muitas vezes assumem os problemas dos outros como seus próprios, sem poder estabelecer uma distância psicológica de proteção.
Incapacidade de relaxar. Algumas pessoas, devido às características do sistema nervoso, acham mais difícil relaxar e se desconectar do que outros. É como se o seu cérebro tivesse funcionado a mil revoluções por minuto constantemente. No entanto, no longo prazo, isso acaba fazendo exame de seu pedágio.
Remédios para a fadiga mental: as 5 regras a seguir
Todos devem encontrar seu próprio remédio para a fadiga mental, o que significa que você deve detectar o que está consumindo sua energia e enfrentar esse problema, talvez numa perspectiva diferente. Lembre-se de que, às vezes, uma mudança de perspectiva é suficiente para mudar tudo, sem que nada mude.
No entanto, aqui estão 5 regras gerais que você deve seguir para lidar com o esgotamento psicológico:
1. Descanse. Para ser eficaz e produtivo, você precisa descansar. Na vida, é essencial encontrar um equilíbrio entre trabalho e obrigações e tempo livre e descanso. Certifique-se de encontrar o tempo para relaxar, de modo que se torne um hábito diário – dos 15 minutos após às refeições – e assim, você pode evitar o esgotamento físico e psicológico.
2. Priorizar. O dia tem 24 horas, embora você queira não pode estendê-lo. Portanto, você deve aprender a priorizar as coisas que parecem ser urgentes, mas também aquelas com as quais você é mais apaixonado. Porque se você preencher o seu dia com tarefas que geram estresse, isso causará  fadiga mental profunda, então você deve se permitir um equilíbrio dentre suas prioridades.
3. Demanda menos. Seja um pouco mais realista, você não é um super-homem ou uma super-mulher. Às vezes, nada acontece se cometer erros, se as coisas não forem perfeitas ou se as adiar. Não adiciona pressão desnecessária à sua vida, você não é uma panela.
4. Seja compassivo consigo mesmo. Trata de se relacionar com você, assumindo uma atitude mais positiva e compassiva. Consiste em modular o discurso que você mantém com você, dando-lhe confiança e tranquilidade, em vez de recriminar e criticar a si mesmo com dureza. Um discurso que acrescenta mais estresse e desconforto se tornará o combustível que alimenta o esgotamento psicológico.
5. Reencontre-se. O esgotamento psicológico geralmente cria em torno de nós uma camada composta de preocupações, pressões, deveres, angústia e auto-demandas que, a longo prazo, nos faz esquecer de nós mesmos. Portanto, é importante que você encontre um espaço para estar sozinho com você, alguns momentos do dia em que você simplesmente respire com facilidade e conecte-se com suas necessidades, sonhos e desejos.
Publicado originalmente em Rincón de la Psicologia pela equipe do Portal Raízes