ETA CURIOSIDADE!: Homenagem aos Articuladores de Ensino da 5ª Gere

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terça-feira, 31 de julho de 2018

Homenagem aos Articuladores de Ensino da 5ª Gere

Os heróis anônimos da educação tem nome e sobrenome, são os Articuladores de Ensino.


Com ações bem definidas, os professores que abraçaram a nova função especial de articuladores de ensino da rede estadual de Alagoas mostraram que o trabalho articulado deu certo, e que mudou a cara das escolas, as atividades pedagógicas realizadas nas escolas passaram a ser planejadas com foco nos resultados das avaliações externas como prova Brasil (nacional) e AREAL (estadual). 

Os articuladores recebem formação continuada, elaborando estratégias, alinhando os objetivos a serem atingidos nas 31 escolas estaduais, sob a jurisprudência da 5ª Gerencia Regional de Educação.

As ações trabalhadas perpassam por quatro grandes frentes de atuação: Aumentar o índice de aprovação; Monitorar a frequência escolar visando a redução do abandono; melhorar a proficiência em língua portuguesa e matemática e por fim a formação em serviço. 

Os docentes assinaram um termo  de compromisso prometendo cumprir a carga horária semanal de 40h (quarenta horas) estabelecidas para a função de Articulador de Ensino, mesmo que tenha vínculo de 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) horas com a Rede Estadual de Ensino de Alagoas, tudo em conformidade com a lei delegada Nº 47 de 2015, no Art. 3º - Parágrafo único que diz que os exercentes das funções especiais, das funções gratificadas e dos cargos em comissão, ficarão submetidos à jornada semanal de 40 (quarenta) horas. As ações seguem abaixo.

Elaboração do Diagnóstico da escola: prova Brasil, fluxo, Ideb, AREAL, avaliação diagnóstica, ANA, dados internos;
Apresentar o Diagnóstico ao Diretor e equipe Pedagógica da Escola;      
Consolidar uma estratégia com o Diretor e Coordenador para criar um Grupo Estratégico e parceiro de primeira hora que irá disseminar e buscar outras parcerias com os demais professores e servidores;  
Auxiliar o  Diretor na apresentação do diagnóstico para a equipe pedagógica da Unidade Escolar (Professores) e alinhamento de metas (aprovação, redução do abandono e aprendizagem);                   
Auxiliar o Diretor a criar estratégia (reunião de planejamento, sem dispensa de alunos) em que os professores, equipe pedagógica, servidores e alunos, possam participar da elaboração do plano de ação da Unidade Escolar;        
Participar, junto com o Diretor, da oficina, promovida pela GERE, de
socialização dos Planos de Ações;                                            
Promover os ajustes necessários no Plano de Ação e sua consolidação;  
Atuar na divulgação e publicização do Plano de Ação (Apresentação aos professores, servidores administrativos e alunos; Exposição do Plano de Ação nos murais da escola;         
Zelar pela implementação do plano de ação, apoiando os responsáveis
em sua execução;                                                                                               
Atualização, quinzenal, do status das ações do Plano de Ação (inclusive nos murais);     
Devolutiva, quinzenal, ao diretor sobre o andamento das ações. Alinhamento de ações para providências nos casos de ações que estão com possibilidades de atrasos. 


Diante dos bons resultados, como melhoria do fluxo, diminuição da evasão escolar, melhoria da proficiência em língua portuguesa e matemática, já pode-se indicar que o trabalho, especialmente, feito com esses profissionais os tornaram peças chaves dos resultados obtidos nas escolas estaduais e aguardam a divulgação do IDEB para colher os frutos desse trabalho.

2 comentários:

  1. Realmente os AE fizeram um excelente trabalho em 2017. E estão dando continuidade a esse trabalho em 2018.

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  2. É sempre gratificante ser reconhecido pelo trabalho,amor e dedicação dada a essa função que nos foi confiado.
    A luta continua!

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