Nível:
Médio       Série: 2ª          Ano Letivo: 2018          Bimestre: I   Turno: Integral           
Plano de Curso Bimestral 
| 
   
Conteúdos 
 | 
  
   
Habilidades 
 | 
 
| 
   
AULA
  1: O que podemos conhecer? 
AULA
  2: Modos de conhecer: intuição e conhecimento discursivo. 
AULA
  3: O que é verdade? 
AULA
  4: Dogmatismo e ceticismo?  
AULA
  5: Teorias sobre a verdade.  
AULA
  6: A verdade Como horizonte 
AULA
  7: Visão etnocêntrica    
AULA
  8: Realização de atividades de verificação da aprendizagem. 
AULA
  9: Conceito geral de ideologia. 
AULA
  10: Conceito marxista de ideologia. 
AULA
  11: Características da ideologia. 
AULA
  12: Revisão sobre o conteúdo referente a ideologia de gênero. 
AULA
  13: Por que estudar lógica? 
AULA
  14: Fundamentos da argumentação. 
AULA
  15: Termo e proposição.  
AULA
  16: Quadro de oposições.  
AULA
  17: Princípios da lógica. 
AULA
  18: Tipos de argumentação 
AULA
  19: Lógica simbólica e lógica proporcional. 
AULA
  20: Avaliação bimestral. 
 | 
  
   
ü 
  Apresentar e refletir sobre a disciplina de
  filosofia; 
ü 
  Ler e refletir sobre o modo de conhecer; 
ü 
  Conhecer e refletir sobre o significado da palavra
  verdade; 
ü 
  Compreender o que é dogmatismo e ceticismo; 
ü 
  Conhecer e identificar as principais teorias sobre
  a verdade; 
ü 
  Conhecer e identificar as principais teorias sobre
  a verdade; 
ü 
  Compreender o que é visão etnocentrica; 
ü 
  Realizar atividades de verificação da
  aprendizagem. 
ü 
  Compreender e argumentar sobre o termo ideologia; 
ü 
  Identificar o conceito marxista de ideologia; 
ü 
  Compreender as principais características do
  pensamento ideológico; 
ü 
  Revisar o conteúdo referente a ideologia de gênero; 
ü 
  Conhecer o que é lógica e porque estudar lógica; 
ü 
  Compreender os fundamentos da argumentação; 
ü 
  Identificar o que é termo e o que proposição; 
ü 
  Identificar e Conceituar os quadros de oposições; 
ü 
  Estabelecer e identificar os princípios da lógica; 
ü 
  Conhecer os tipos de argumentação estabelecidas; 
ü 
  Comparar lógica simbólica e lógica proporcional;  
ü 
  Realizar avaliação bimestral. 
 | 
 
Fonte: Aranha,
Maria Lúcia de Aranha. Filosofando – introdução à filosofia, volume único /
Maria Lúcia de Aranha e Maria Helena Pires Martins. – 6. Ed.- São Paulo.
Moderna, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário