ETA CURIOSIDADE!: fevereiro 2019

Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

SEDUC/AL abre inscrições para professores bolsistas


A SEDUC realiza seleção pública simplificada para composição de bancos de instrutores de educação profissional para atuarem como professores bolsistas temporários, no âmbito das Unidades de Ensino da Rede Estadual, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  - PRONATEC – Na ação MEDIOTEC.

Há vagas em todas as Gerências Regionais de Educação e as inscrições serão feitas Online no site http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/ no período de 27/02/2019 a 10/03/2019.

Mais informações: EDITAL, site para inscrições http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O Governador Renan Filho (MDB) deve pagar Rateio nesta quarta-feira




O Rateio do FUNDEB será pago aos professores do estado de acordo como foi publicado na folha suplementar no Diário Oficial do Estado.

Será feita a divisão das sobras do FUNDEB anunciada pelo governador pelas redes sociais. No vídeo, ele disse que o rateio seria da ordem de R$ 31 milhões.
Lembrando que o texto não fala em valores, mas menciona que o pagamento terá como base o décimo terceiro salário.

Mais informações: Diário Oficial 

SEDUC abre processo seletivo para Coordenador Pedagógico das Unidades de Ensino da rede estadual.


https://www.soescola.com/2017/01/o-papel-e-atribuicoes-do-coordenador-pedagogico.html


A PORTARIA/SEDUC Nº. 599/2019, estabelece critérios para designação, lotação e atuação de profissionais do magistério para exercer a função de Coordenador Pedagógico nas unidades escolares integrantes da Rede Pública Estadual de Ensino e dá outras providências.

De acordo com o Art. 2º da Portaria, para exercer a função de Coordenador Pedagógico das unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, o profissional de educação deve atender aos seguintes requisitos:
I.                    Ser professor efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino;
II.                  Ter Licenciatura Plena em qualquer área;
III.                Ter no mínimo 3 (três) anos de experiência de efetiva docência na Educação Básica em qualquer de rede de ensino;
IV.                Ter concluído o estágio probatório até a data de publicação desta Portaria;
V.                  Estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou de professor desempenhando a função de Coordenador Pedagógico;
VI.                Estar lotado em unidade escolar da Rede Pública Estadual de Ensino na mesma regional da escola onde se propõe a ser Coordenador Pedagógico.

§1º Caso o profissional de educação interessado em preencher a vaga, esteja em readaptação de função, deve anexar atestado ou declaração médica de que está apto para o desenvolvimento das atividades previstas para Coordenador Pedagógico.

§2º Os candidatos à coordenação das Escolas Quilombolas e Indígenas deverão ser preferencialmente da Comunidade a qual pertencem.

As informações completas estão no link DIÁRIO OFICIAL a partir da página 11.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

5ª Gerência Regional de Educação realiza Jornada Pedagógica 2019



A SEDUC e 5ª Gere  realiza, realizou no auditório da escola Izaura Antonia de Lisboa - EPIAL a jornada pedagógica 2019 para 130 profissionais de 31 escola da Regional, incluindo Gestores, Coordenadores e Articuladores de Ensino. 

A Secretária Executiva de Educação de Alagoas, Laura Souza, esteve presente e saudou a todos dando boas vindas para mais um Ano Letivo da Rede Estadual de Educação. "A educação de Alagoas está no caminho certo, melhorando a aprendizagem, atingindo as metas projetadas e portanto, é hora de continuar essa parceira para 2019". Falou a Secretária.

A Gerente da 5ª GERE, Maria Eliete Barros da Rocha, agradeceu a presença da Secretária e também cumprimentou a todos os presentes, agradeceu ainda a presença da Superintendente de Rede Estadual, Andréa Dantas e das técnicas da SEDUC. 

para Eliete "É um momento de renovar as discussões  e compromisso a cerca do ano que se inicia. é  hora de se avaliar o que foi conquistado e se programar quanto as ações que são determinantes para a construção e reflexão das práticas nessas escolas".

A coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Pe Jefferson de Carvalho, Rose Mary, afirmou que o momento é importantíssimo para reflexão e planejamento. "Conquistar o êxito na aprendizagem de nossos alunos e visar sempre a melhor qualidade da Educação de Alagoas tem sido e continuará sendo nosso objetivo". Disse Rose Mary.

Um bom planejamento evita problemas posteriores, pois certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar. 

 É importante tomar algumas providências antes de começar os trabalhos no ano.

Primeiras providências
Reúna a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas: 

- Montagem do calendário da escola
Com base na programação oficial da Secretaria de Educação (em que constam feriados, recessos e eventos de rede), planeje o calendário da escola, reservando datas para reuniões periódicas, como as de pais, do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes de classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações e festas ou outro evento que a escola costume realizar. Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série).

- Consolidação dos dados da escola 
Faça uma tabela com os principais dados da escola - número de matrículas iniciais e finais e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série, os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos.

- Planejamento do tempo 
Monte um cronograma da semana pedagógica baseado na quantidade de dias que a escola dispõe para o encontro.

- Organização do espaço 
Calcule quantos grupos de trabalho serão formados durante os encontros e combine com o pessoal da limpeza para que os espaços estejam limpos e organizados. Exponha as produções de alunos e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado pelos alunos. 

E um excelente planejamento para sua escola!