Os heróis anônimos da educação tem nome e sobrenome, são os Articuladores de Ensino.
Com ações bem definidas, os professores que abraçaram a nova função especial de articuladores de ensino da rede estadual de Alagoas mostraram que o trabalho articulado deu certo, e que mudou a cara das escolas, as atividades pedagógicas realizadas nas escolas passaram a ser planejadas com foco nos resultados das avaliações externas como prova Brasil (nacional) e AREAL (estadual). 
Os articuladores recebem formação continuada, elaborando estratégias, alinhando os objetivos a serem atingidos nas 31 escolas estaduais, sob a jurisprudência da 5ª Gerencia Regional de Educação.
As ações trabalhadas perpassam por quatro grandes frentes de atuação: Aumentar o índice de aprovação; Monitorar a frequência escolar visando a redução do
abandono; melhorar a proficiência em língua portuguesa e matemática e por fim a formação em serviço. 
Os docentes assinaram um termo  de compromisso prometendo cumprir a carga horária semanal de 40h (quarenta
horas) estabelecidas para a função de Articulador de Ensino, mesmo que tenha
vínculo de 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) horas com a Rede Estadual de Ensino
de Alagoas, tudo em conformidade com a lei delegada Nº 47 de 2015, no Art. 3º -
Parágrafo único que diz que os exercentes das funções especiais, das funções
gratificadas e dos cargos em comissão, ficarão submetidos à jornada semanal de
40 (quarenta) horas. As ações seguem abaixo.
Elaboração do Diagnóstico
  da escola: prova Brasil, fluxo, Ideb, AREAL, avaliação diagnóstica, ANA,
  dados internos;  
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Apresentar o Diagnóstico
  ao Diretor e equipe Pedagógica da Escola;        
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Consolidar uma estratégia
  com o Diretor e Coordenador para criar um Grupo Estratégico e parceiro de
  primeira hora que irá disseminar e buscar outras parcerias com os demais
  professores e servidores;    
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Auxiliar o  Diretor na apresentação do diagnóstico para
  a equipe pedagógica da Unidade Escolar (Professores) e alinhamento de metas
  (aprovação, redução do abandono e aprendizagem);                     
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Auxiliar o Diretor a criar
  estratégia (reunião de planejamento, sem dispensa de alunos) em que os
  professores, equipe pedagógica, servidores e alunos, possam participar da
  elaboração do plano de ação da Unidade Escolar;          
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Participar,
  junto com o Diretor, da oficina, promovida pela GERE, de  
socialização dos Planos de
  Ações;                                              
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Promover os ajustes
  necessários no Plano de Ação e sua consolidação;    
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Atuar na divulgação e
  publicização do Plano de Ação (Apresentação aos professores, servidores
  administrativos e alunos; Exposição do Plano de Ação nos murais da
  escola;           
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Zelar
  pela implementação do plano de ação, apoiando os responsáveis  
em sua execução;                                                                                                
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Atualização, quinzenal, do
  status das ações do Plano de Ação (inclusive nos murais);       
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Devolutiva, quinzenal, ao
  diretor sobre o andamento das ações. Alinhamento de ações para providências
  nos casos de ações que estão com possibilidades de atrasos.   
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Diante dos bons resultados, como melhoria do fluxo, diminuição da evasão escolar, melhoria da proficiência em língua portuguesa e matemática, já pode-se indicar que o trabalho, especialmente, feito com esses profissionais os tornaram peças chaves dos resultados obtidos nas escolas estaduais e aguardam a divulgação do IDEB para colher os frutos desse trabalho.


Realmente os AE fizeram um excelente trabalho em 2017. E estão dando continuidade a esse trabalho em 2018.
ResponderExcluirÉ sempre gratificante ser reconhecido pelo trabalho,amor e dedicação dada a essa função que nos foi confiado.
ResponderExcluirA luta continua!