A Escola Estadual Manoel
André realiza 2ª mostra Cientifica EEMA e movimenta alunos dos três turnos,
Ensino Médio (matutino e vespertino e Ensino Médio EJA). O evento faz
culminância ao projeto Ciência e Tecnologia atuando na melhoria da qualidade de
vida, portaria SEDUC 62/2018, com o tema: Água:
fatores para a qualidade de vida, abastecimento, sustentabilidade e consciência
ambiental.
Com o apoio dos
professores da unidade de ensino, os alunos por turma, pesquisaram e montarem
maquetes, esquemas de tratamentos de água e melhoria do consumo e reuso do
líquido precioso. O desperdício também foi tema trabalhado pelos estudantes que
criaram uma maquete de uma usina hidrelétrica.
Água é
abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande
parte de sua superfície e é o maior constituinte
dos fluidos dos seres vivos. A água
líquida, que em pequenas quantidades parece incolor,
mas manifesta sua coloração azulada em grandes volumes, constitui os oceanos, rios e lagos que cobrem
quase três quartos da superfície do planeta.
A água possui uma série de características peculiares, como sua dilatação anômala, o alto calor específico e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias. De fato estas
peculiaridades foram favoráveis para o surgimento da vida nos oceanos
primitivos da Terra, bem como propiciaram sua evolução.
Atualmente, todos os seres vivos existentes precisam da água para sua
sobrevivência.
Embora os oceanos cubram a maior parte da superfície
terrestre, sua água é inadequada para o consumo
humano por conta de sua salinidade. Somente uma pequena fração disponível sobre a
superfície dos continentes que contém poucos sais dissolvidos, a água doce,
está disponível para consumo direto. Contudo, sua distribuição não é uniforme,
o que faz com que diversas regiões sofram de escassez hídrica. As atividades humanas,
principalmente a agricultura, possuem grandes necessidades de
retirada de água de seu leito natural, o que tem
afetado negativamente sua distribuição sobre os continentes,
bem como da água subterrânea.
A poluição hídrica compromete a qualidade da água, prejudicando a biodiversidade,
bem como o abastecimento de água e a produção de
alimentos. Além disso, uma parcela considerável da população mundial ainda não
tem acesso à água potável, o que traz diversos problemas
de saúde.
A água é indispensável no modo de vida da humanidade, de forma que está
fortemente ligada à cultura de todos os povos da Terra. Diante dos problemas
advindos do mau uso dos recursos hídricos, surge uma nova consciência de que é
necessário utilizar a água racionalmente.
O aluno Isaías, Educação de Jovens e
Adultos, afirma que os temas trabalhados permitem que tenhamos mais cuidados
com a água. Para ele, “o Brasil é uma potência em recursos hídricos e que a
água permite, dentre outros fatores a geração de emprego e renda para a
população.
“As usinas hidrelétricas transmitem
energias limpas, a partir da captação da água e o uso de sua forma, ao passar
nas turbinas, gera energia”. Afirmou Isaías.
A professora Maria Edna da Costa
Silva, coordenadora pedagógica da escola e organizadora da 2ª mostra Científica
EEMA falou da importância da mostra para a comunidade escolar.
Para ela, “a 2ª
mostra científica, atende a portaria do ano letivo nº 62/2018 e envolveu todas
as turmas do Ensino Médio nos horários matutino, vespertino e noturno e cumpre
o objetivo que é elevar o nível de consciência ambiental dos nossos alunos.
A coordenadora, afirmou ainda que, "o projeto foi importante porque foram trabalhados temas que levaram aos alunos a uma tomada de consciência, que precisamos cuidar da água que é um bem vital e promover a conscientização do uso racional da água, reaproveitar e evitar o desperdício. A 2ª mostra científica teve culminância com 43 equipes no diurno e 12 equipes no noturno".
A coordenadora, afirmou ainda que, "o projeto foi importante porque foram trabalhados temas que levaram aos alunos a uma tomada de consciência, que precisamos cuidar da água que é um bem vital e promover a conscientização do uso racional da água, reaproveitar e evitar o desperdício. A 2ª mostra científica teve culminância com 43 equipes no diurno e 12 equipes no noturno".
“Aproveito este momento para agradecer
a equipe gestora, coordenadores, articuladora de ensino, os professores e
alunos, que não mediram esforços para a realização e sucesso da 2ª mostra científica”.
Afirma a coordenadora Edna, como é conhecida.
O evento terminou em clima de
confraternização entre os participantes e a sensação do dever cumprido.
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