O Google Trends, ferramenta do Google que aponta tendências e gráficos com base nas buscas dos usuários na internet, criou um espaço específico para as eleições 2018. A plataforma mostra quais são as principais pesquisas realizadas pelos brasileiros relativos ao tema, o que inclui os candidatos e os assuntos mais buscados na plataforma em determinado intervalo de tempo e, também, as perguntas mais comuns feitas pelos eleitores.
Nos últimos sete dias, entre 12 e 18 de setembro, o nome do candidato do PSL, deputado Jair Messias Bolsonaro, cresceu no sistema de busca do Google em todos os estados brasileiros. Em Alagoas, 68% das pesquisas pelos presidenciáveis foram endereçadas ao deputado. Em seguida aparecem Fernando Haddad (PT) com 17%; Ciro Gomes (PDT) com 14%; Geraldo Alckmin (PSDB), 1%. lembrando que foram pesquisados apenas os 4 candidatos.
A plataforma também permite explorar quais palavras-chave foram associadas aos nomes dos candidatos durante a busca. Por exemplo, quem procurou informações sobre Bolsonaro pesquisou “Jornal Nacional”, “na Globo” e “Globo News”, por exemplo. As buscas por Ciro Gomes foram com relação a termos como “propostas”, “Kátia Abreu” e “SPC”. Já Haddad é relacionado às expressões “Lula”, “Manuela” e “debate”. As buscas pelo nome de Alckmin foram feitas em conjunto com termos “propostas”, “processos” e “vice”.
Mais informações, acesse o link da plataforma:
https://trends.google.com/trends/explore?date=now%207-d&geo=BR&q=bolsonaro,haddad,alckmin,ciro
Nenhum comentário:
Postar um comentário