ETA CURIOSIDADE!: novembro 2019

Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Alagoas pagará bônus de até 2 mil reais referente ao alcance da meta do IDEB


O Estado de Alagoas encaminha à Assembleia Legislativa o projeto de Lei que dispõe sobre a criação da bonificação por resultados, no âmbito da secretaria de estado da educação de alagoas, e dá outras providências.

Segue  a mensagem na íntegra.
"MENSAGEM Nº 64 /2019 Maceió, 19 de novembro de 2019. 

Senhor Presidente, Tenho a honra de submeter à consideração dessa Egrégia Casa Legislativa o Projeto de Lei que “Dispõe sobre a Criação da Bonificação por Resultados, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, e dá outras providências”. 
O art. 86, § 1º, II, b e c da Constituição do Estado de Alagoas disciplina que são de iniciativa privada do Governador do Estado as leis que disponham sobre organização administrativa, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal de administração do Poder Executivo. 
O presente prospecto cria a Bonificação por Resultados, a ser paga aos servidores lotados e em efetivo exercício na Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, decorrente do alcance de metas de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, previamente estabelecidas, fixadas em portaria do Secretário de Estado da Educação, autorizando a SEDUC pagar a bonificação, proporcional ao respectivo subsídio, aos servidores lotados e em efetivo exercício no ano letivo de 2017, nas Escolas da Rede Estadual de Ensino que atingiram as metas de IDEB propostas pelo Ministério da Educação – MEC para o IDEB 2017, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 
A instituição da bonificação busca estimular todos os servidores lotados e em exercício na SEDUC a empenhar com maior dedicação e esmero, de modo que, o esforço conjunto de todo corpo funcional, traduza-se na melhor prestação do serviço público de educação, refletindo, em última análise, na superação do IDEB, em outros termos, se o Estado de Alagoas conseguir elevar o seu índice, significa que terá havido substancial melhoria na qualidade da educação ofertada, alcançando, assim, os ditames preconizados pelo Texto Constitucional. 
Solicito ainda que a apreciação da propositura ocorra em caráter de urgência, nos termos do caput do art. 88 da Constituição Estadual. 
Na certeza de contar com a valiosa atenção de Vossa Excelência e vossos dignos Pares para a aprovação do Projeto de Lei em questão, aproveito o ensejo para renovar protestos de consideração e apreço". 

Mensagem e projeto.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Estudo comprova: Pobre quando marca viagem para praia, chove.

Imagem: Internet

Estudos realizados recentemente pela Universidade Federal de Neverland que fica na divisa com o Condado de Bolsão (Massachusetts, Ohio), comprova o que todos já sabíamos:
“Pobre quando marca viagem para a praia, com certeza vai chover.”
O estudo embasado e confirmado cientificamente por mim, esse que vos escreve!
Nas ultimas 3 viagens marcadas para a praia, choveu nas 3.
E na próxima viagem, marcada para o final de semana, a previsão é de chuva novamente.
Resumindo:
POBRE NÃO PODE SAIR DE CASA, PRINCIPALMENTE SE FOR PRA GASTAR O DINHEIRO QUE NÃO TEM!
Triste vida de pobre…  

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Confira quanto cada município receberá após leilão do pré-sal


https://www.camara.leg.br/noticias/600782-confira-quanto-cada-municipio-recebera-apos-leilao-do-pre-sal/


Nota técnica elaborada pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) da Câmara dos Deputados simula a parcela que cada município receberá no rateio decorrente do leilão de áreas do pré-sal marcado para 6 de novembro.
Proposta aprovada pelo Congresso Nacional (PL 5478/19), que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que, do total a ser arrecadado pela União, 15% deverão ser divididos pelos municípios conforme o critério do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso equivale a mais de R$ 10,8 bilhões.
Conforme a previsão do governo, uma parte dos recursos deverá ser liberada neste ano, e o restante em 2020. As prefeituras poderão, a seu critério, destinar os recursos para investimento ou para despesas previdenciárias.
Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

4 municípios de Alagoas pode se tornar distrito com novo pacto federativo.


Uma das propostas contidas no pacote de reformas enviado nesta terça-feira (5.nov.2019) pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso pode transformar 4 municípios alagoanos em distritos vinculados a cidade mais próxima.
A medida encaminhada pelo ministro da economia Paulo Guedes está inserida na PEC do novo Pacto Federativo, uma das 3 propostas de emenda à Constituição que compõem o novo conjunto de medidas fiscais e orçamentárias do governo –batizado Plano mais Brasil. 
De acordo com o texto, municípios com até 5 mil moradores poderão ser incorporados a cidades vizinhas caso arrecadem menos que 10% de suas receitas totais, dependendo de transferências da União e dos Estados para arcar com suas despesas.
O levantamento foi feito com base nos dados do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), órgão do Tesouro Nacional que reúne as receitas informadas pelas prefeituras municipais.
lista dos municípios de Alagoas por população está baseada na estimativa de 2019 do IBGE. 

Ord.
Munícipios
População
01
Jundiá
4.306
02
Mar Vermelho
3.514
03
Feliz Deserto
3.937
04
Pindoba
2.908


sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Supletivo Online: uma oportunidade de ouro



Na Seduc de Alagoas
Nasce uma ideia então
Aproveitando a tecnologia
Para o avanço da educação
A ideia foi a frente
Com a força de muita gente
Para não ficar encostado
Assim faz mais sucesso
Ao construir o progresso
Do nosso amado Estado

São centenas de candidatos
Que buscam se profissionalizar
Querem avançar nos estudos
E no mercado atuar
Com mais profissionalismo
Para sair do abismo
Se passar tem atestado
Assim faz mais sucesso
Ao construir o progresso
Do nosso amado Estado

Nas Geres tem uma equipe
Que são as comissões
Na Seduc a equipe central
Organiza as inscrições
Na Gere se confirma
Os que querem logo afirma
E fazem os alistados
Assim faz mais sucesso
Ao construir o progresso
Do nosso amado Estado

A cada supletivo
Tem áreas de conhecimento
Língua Portuguesa e matemática
Presentes no momento
Ciências humanas e da natureza
Aparecem com presteza
Um serviço prestado
Assim faz mais sucesso
Ao construir o progresso
Do nosso amado Estado

Quem desejar completar
O Ensino Fundamental
Entre logo no site
Lendo bem o edital
Online é a inscrição
Na Gere a confirmação
Para o curso conquistado
Assim faz mais sucesso
Ao construir o progresso
Do nosso amado Estado


Eraldo Melo 01/11/2019