ETA CURIOSIDADE!

domingo, 3 de maio de 2020

EU E O TRÂNSITO

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Há muito tempo nos questionamentos sobre como ser um cidadão consciente são cada vez mais constantes e necessários. Em todos os aspectos da vida em sociedade, existem normas que, mais do que limitar as atitudes dos cidadãos, servem para que todos os direitos das pessoas sejam respeitados. Porém, há um ponto que apresenta inúmeros problemas devido à falta de conscientização da população: o trânsito. Mas como ser um cidadão consciente no trânsito?
Todos os dias, muitas pessoas se deparam com a obrigação de enfrentar problemas causados pelo trânsito. Na realidade, tais complicações são causadas pelos agentes que o compõe, que começa pelos pedestres e se estende até os condutores de veículos automotores.
Ao sair na rua, cada ser humano representa uma parte do trânsito e, como tal, precisa considerar a existência de normas que organizam o fluxo de pessoas e veículos pelas vias públicas. A responsabilidade de fazer com que tudo ocorra bem nas ruas é de todos e, tomadas as medidas de segurança cabíveis a cada um, certamente teremos cidadãos mais conscientes e um trânsito mais seguro.
QUAIS SÃO AS REGRAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO?
Quando a pessoa passa pelo processo de habilitação, seja pela primeira vez, seja por outros motivos, como cursos de atualização da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo, ela é submetida a aulas teóricas que têm o objetivo de discorrer sobre as leis de trânsito e, mais do que isso, sobre atitudes que devem ser tomadas ao estar no controle de uma moto ou carro. Esse é o momento em que a pessoa precisa atentar para as regras para que possa estar preparada para entrar no trânsito como condutor.
Sendo assim, o indivíduo precisa entender quais as atitudes que ele deverá tomar quando estiver no controle de um veículo para que não ocorram acidentes no trânsito. Respeitar as leis é fundamental e, para isso, é necessário que a pessoa esteja de posse desse conhecimento para que consiga colocá-lo em prática. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) seguem um roteiro básico que tem o objetivo de levar aos condutores e futuros condutores uma formação consistente para o trânsito.
Os cursos teóricos são formados por módulos como legislação de trânsito, noções básicas de mecânica e primeiros socorros, que prepararão o futuro motorista para incidentes inesperados em seu percurso, direção defensiva, que ensinará como dirigir de modo a prevenir acidentes e, o que aqui ganha destaque, cidadania.
O módulo cidadania abrange assuntos referentes ao comportamento humano no trânsito. Princípios de empatia, gentileza, respeito e paciência são abordados nessa etapa do curso de formação. De forma geral, nessa sessão comenta-se sobre o cumprimento das leis, que são válidas para todos os cidadãos, os direitos que todos possuem e a convivência no trânsito.
Ao todo, são 45 horas/aula que o aluno deve assistir para passar aos passos seguintes e, enfim, encarar o trânsito. Se cada aula for assistida com atenção, provavelmente a pessoa tomará atitudes que definem bons condutores.
Diversas campanhas de conscientização acontecem por todo o Brasil ao longo dos anos. A intenção é sempre a de tentar convencer os cidadãos de que é preciso ser responsável no trânsito para que acidentes desse tipo aconteçam menos frequentemente nas estradas e nas ruas das cidades. Obviamente, essas campanhas não objetivam conscientizar a população instantaneamente, mas sim fazer com que a realidade se transforme a médio e longo prazos.
No geral, todas costumam chamar a atenção para o uso dos equipamentos obrigatórios, como o cinto de segurança para motoristas de carros e o capacete para motociclistas. Estes últimos ajudam, de forma considerável, a aumentar os índices de acidentados no trânsito, inclusive com vítimas fatais. Uma das campanhas mais conhecidas no país é a intitulada Maio Amarelo, criada após o estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelar que o Brasil está em 5º lugar na lista de países com os maiores índices de mortes no trânsito.
ATITUDES SIMPLES, PORÉM INDISPENSÁVEIS
Uma campanha do DETRAN/RS, intitulada “Trânsito Seguro: o Motorista Consciente”, expressa a necessidade de todos fazerem sua parte no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Nela, o departamento sinaliza para a importância de adotar práticas mais seguras para que a qualidade de vida das pessoas seja garantida. A campanha elabora, ainda, uma lista com várias atitudes necessárias para a segurança no trânsito.
Tais atitudes são simples e não causam quaisquer dúvidas quanto à sua realização. Uma delas, por exemplo, é a orientação para parar no sinal vermelho. Outras, com o mesmo grau de complexidade, são sinalizar antes de realizar qualquer manobra, não usar celular ao dirigir, dar a preferência para ambulâncias e outros veículos de emergência e, ainda, parar a cada 4 horas em casos de viagens longas.
Outras recomendações, como ligar o pisca alerta e usar o triângulo em caso de parada causada por problemas no veículo, deixar a distância de 5 metros das esquinas ao estacionar, manter distância segura de outros veículos, usar farol baixo em dias chuvosos ou de neblina, também são feitas. Por fim, mas não menos importante, outras sugestões essenciais são não consumir estimulantes ou energéticos se for dirigir e, a recomendação mais feita em todos os lugares, se for dirigir, não beber. Neste caso, é importante ficar, pelo menos, 8 horas sem assumir o volante.
Como se pode perceber, existem várias práticas para colaborar com um trânsito melhor. Muitas delas são atitudes básicas de segurança e apreço ao próximo. Basta ter consciência de que tomar medidas de precaução contribui para a manutenção da paz e da segurança em um espaço utilizado por todos os cidadãos que, como tais, devem exercer a cidadania em todas as atividades do seu dia a dia, em prol de uma vida com mais respeito e tranquilidade.


sábado, 18 de abril de 2020

Os Elementos da Comunicação

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Os elementos da comunicação são divididos em seis diferentes tipos. Para que uma comunicação seja estabelecida, é imprescindível que os seis estejam presentes. A comunicação está diretamente interligada à linguagem e à interação. Dessa forma, ambas exigirão os elementos da comunicação para compor uma situação de inter-relação. Por meio disso, elas serão parte intermediária da troca de mensagens entre um emissor e receptor – igualmente presentes como elementares.
Compondo seis diferentes tipos, os elementos necessários para determinar uma comunicação são:
  • Emissor;
  • Receptor;
  • Mensagem;
  • Canal;
  • Contexto;
  • Código;
Todo e qualquer ato de comunicação exige um emissor (quem emite) e um receptor (quem recebe). Enquanto ao receptor está a responsabilidade de elaboração do texto, ao receptor está a de compreender. Assim, seja uma opinião, uma solicitação ou uma reivindicação, será necessária a compreensão de quem recebe para que se configure. A mensagem assim configurada pode ser em linguagem verbal e não-verbal.
Os seis diferentes elementos da comunicação
Para uma comunicação efetiva ocorrer, é fundamental que seis elementos componham uma interlocução. De forma a estabelecer uma troca de mensagens, diferentes elementos da comunicação são fundamentais. Como supracitados, eles são seis: emissor, receptor, mensagem, canal, contexto e código. Sem um deles, dificilmente a mensagem sairá com clareza da linguagem do emissor e chegará com coerência ao receptor.
Emissor
Denominado igualmente por locutor, ou ainda falante, este é dos elementos da comunicação, o mais importante. Isso porque ele tratará de dar início ao estabelecimento de uma atividade comunicativa. Ao emissor corresponde a função de emitir uma determinada mensagem. Esta, por sua vez, será destinada a um ou vários receptores. As situações podem ser desde um diálogo interpessoal até mesmo uma palestra.
Mensagem
É o recurso utilizado dentro da comunicação. Ela é a representação verbal ou não-verbal do conteúdo a ser entregue. É, portanto, o conjunto de informações emitidas pelo falante.
Canal
O canal de comunicação abrange o local onde (ou por onde) a mensagem será transmitida. Podendo ser, por exemplo, por um telefone, em um jornal, uma revista, televisão ou blog.
Código
O código nada mais é que o conjunto de signos a serem utilizados para transmissão da mensagem. Podem ser signos gráficos, como palavras, ou ainda signos imagéticos, como representação de cores para significar uma fala.
Contexto
O contexto é a situação comunicativa a qual se encontram emissor e receptor(es). É o ambiente a qual estão inseridos, podendo ser chamado, inclusive, de referente.
Receptor
O receptor é aquele que recebe uma mensagem, por um determinado canal, sob um determinado código em um específico contexto. Por fim, é o interlocutor, o ouvinte, a quem a mensagem chega.
Quando não há comunicação
Uma comunicação só é efetivamente realizada quando há compreensão por parte do interlocutor. Sem que haja a recepção, uma mensagem emitida de nada serve. A isso se chama ruído na comunicação. Este ruído ocorre quando a mensagem não é decodificada corretamente pelo receptor.
São vários os fatores que podem atrapalhar na identificação dos elementos da comunicação. Desde a voz baixa do locutor até o barulho de um ambiente ou ainda um código de signos desconhecidos pelo receptor. Por esse motivo, a comunicação só será efetiva quando houver decodificação. Sem ela, o locutor é apenas um mero emissor sem significante.
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

A EVOLUÇÃO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: O QUE MUDOU?

Imagens da Internet

A evolução dos meios de comunicação alterou o ritmo e o padrão de vida das pessoas. Além disso, os avanços permitiram que as empresas ampliassem a cobertura de seus negócios, diversificando produtos, serviços e a forma de ofertá-los ao público potencial.

Evolução dos meios de comunicação
Poderíamos destacar aqui muitas outras grandes áreas em que a tecnologia gerou impacto e trouxe benefícios e malefícios, como a segurança, os transportes, o meio ambiente etc.
No entanto, voltando para o foco do nosso artigo, falaremos sobre os sistemas de comunicação. Afinal, nunca se comunicou tanto na história.
Hoje, além dos meios tradicionais de informação, temos os aparelhos celulares. Conectados à rede de internet, esses dispositivos nos acompanham por toda parte e concentram a maioria esmagadora dos serviços disponíveis no ambiente digital.
Com um simples clique, é possível fazer compras, pagar contas, pedir comida, conversar com os amigos, fazer reclamações a uma empresa, solicitar informações, assistir à televisão, ouvir rádio, buscar entretenimento e acessar um universo de notícias.
Segundo dados recentes, há 230 milhões de celulares ativos só no Brasil. Com isso, é possível dizer que existem mais smartphones do que pessoas no país. Isso porque, de acordo com projeções do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), nossa população é formada por pouco mais de 210 milhões de habitantes.
Tanto é que, hoje, é difícil encontrarmos uma pessoa que ande sem o celular, não é mesmo? O comportamento e o perfil dos cidadãos, no geral, estão sendo atingidos pelos avanços tecnológicos.

O conceito de meio de comunicação
Os meios de comunicação são veículos que transmitem informações entre emissor e receptor.

Tipos de comunicação
Podemos considerar os meios de comunicação como ferramentas voltadas para a comunicação entre os indivíduos, por meio de um sistema que transfere informações de diferentes formas.
Assim, os meios de comunicação são, basicamente, divididos em dois tipos:
Individual: nessa categoria, o veículo de comunicação, ou seja, o instrumento, tem capacidade para propagar informação de um para um. Isto é, a comunicação nesse sentido ocorre em um nível de interação mais restrito. Exemplos desse tipo são a carta e o telefone (SMS, bate-papo etc.);
Massa: já a comunicação massiva é feita por meios que permitem a difusão de informações de um emissor para um extenso contingente de receptores. Exemplos clássicos dos meios de comunicação de massa são a televisão, o rádio, a revista e hoje, também, a internet.

Linha do tempo da evolução dos meios de comunicação
Segundo registros históricos, os homens já encontravam na pintura rupestre em cavernas formas de passar informações uns aos outros. Os desenhos são datados de 15.000 a.C., no continente africano, e dão origem à forma de comunicação escrita.
Carta
Com o surgimento da escrita, um dos primeiros meios de comunicação foi a carta — ou correio.
Há registros de que as cartas, transportadas pelos pombos-correio, datam de 776 a.C. Nessa época, os egípcios já utilizavam essa mídia para se comunicar.
A carta, aliás, permaneceu por muito tempo como um instrumento de comunicação, perdendo espaço somente após a invenção da telefonia.

Jornal
Meio de comunicação impresso, o jornal é um produto composto por notícias e artigos. Na história, foi instrumento político para influenciar a opinião pública. 
Há registros que apontam que o primeiro título foi produzido em Roma, em 59 a.C., com o objetivo de fazer propaganda do governo. Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, até o século 20, foi considerado fruto de uma produção artesanal. A partir de 1900, passa a seguir padrões industriais. 

Telégrafo
Já o telégrafo consiste em uma das primeiras invenções tecnológicas, funcionando com base em comunicação escrita a distância e transmitida por meio de códigos. 
Foi o engenheiro francês Claude Chappe o primeiro a cunhar o termo “telégrafo”, em 1790. Mais à frente, em 1835, Samuel Finley Morse desenvolveu o telégrafo que, de forma simples e prática, enviava mensagens a longas distâncias por meio do famoso código Morse.

Telefone
Alguns anos mais tarde, surgiu outra invenção que prometia alterar de uma vez por todas a comunicação entre as pessoas. Estamos falando do telefone, desenvolvido como uma evolução do telégrafo na segunda metade do século 19. 
A autoria da invenção é polêmica. Primeiramente, ela foi atribuída a Alexander Graham Bell, em 1876. Porém, anos mais tarde, o título foi creditado ao italiano Antonio Meucci, que havia criado a tecnologia em 1860.

 Radio
A radiotransmissão foi desenvolvida na mesma época do telefone.
O rádio, aliás, configura-se na classe dos meios de comunicação de massa. Por isso, ganhou destaque durante a Primeira Guerra Mundial, popularizando-se na Europa e nos Estados Unidos.
No Brasil, a tecnologia chegou nos anos 20 e ganhou popularidade a partir de 1930.

Televisão
Apesar de não se ter uma data específica para o surgimento da televisão, sabe-se que as primeiras estações apareceram na década de 1920.
Essa tecnologia da comunicação foi uma das mais revolucionárias da história, por transmitir sons e imagens por meio de um campo eletromagnético. 
É considerada uma evolução do rádio e ainda hoje consiste no meio de comunicação mais acessado em países como o Brasil. Por aqui, ela chegou apenas em 1950, com a TV Tupi.

Telefone celular
Pasme, mas o aparelho celular é mais antigo que a chegada da televisão ao Brasil. Ele foi criado nos Estados Unidos pelo laboratório Bell, em 1947, gerando uma revolução no sistema de telefonia. 
Na década de 1950, outras empresas — como Ericsson e Motorola — passaram a produzir celulares. Contudo, foi só nos anos 2000 que o dispositivo ganhou traços de um smartphone, sem teclados numéricos.
Diferentemente do que foi no passado, hoje o celular deixou de ser um aparelho voltado apenas para a troca de ligações telefônicas e SMS.
A ferramenta se tornou uma tecnologia altamente desenvolvida e sofisticada, que funciona ao mesmo tempo como telefone, computador, câmera fotográfica, câmera de vídeo etc.
Foi por meio da popularização dos smartphones, inclusive, que a internet alcançou camadas expressivas da sociedade.

Referencias

Evolução do meios de comunicação: o que mudou?

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Governo Federal autoriza redução dos 200 dias letivos para 2020


Medida tem caráter excepcional e vale tanto para as educações básica e superior; estudantes da área de saúde poderão ter a conclusão do curso antecipada

Guilherme Pera, do Portal MEC
As escolas da educação básica e as instituições de ensino superior poderão distribuir a carga horária em um período diferente aos 200 dias letivos previstos em lei. O governo federal tomou a medida por conta da pandemia do novo coronavírus. A situação é excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência da saúde pública.
A autorização consta na Medida Provisória 934, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e publicada em edição extra desta quarta-feira, 1º de abril, do Diário Oficial da União (DOU).
Para a educação básica, isso significa que as 800 horas da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio poderão ser distribuídas em um período diferente aos 200 dias letivos. A carga horária é definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
“Essa flexibilização é autorizativa em caráter excepcional e vale tão e somente em função das medidas para enfrentamento da emergência na saúde pública decretadas pelo Congresso Nacional”, observou o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Janio Macedo. “A flexibilização deverá observar as normas dos respectivos sistemas de ensino”, explicou.
A educação superior também conta com 200 dias letivos obrigatórios previstos na lei. A carga horária se aplica de acordo com as diretrizes curriculares dos cursos. A flexibilização deverá seguir as normas dos respectivos sistemas de ensino.
“A principal mudança é para alguns cursos da área de Saúde, que poderão ter a conclusão antecipada. No caso de Medicina, pode haver abreviação do internato. Para Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, do estágio curricular obrigatório”, disse o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza.
As instituições de educação superior poderão antecipar a conclusão do curso dos estudantes que tiverem cumprido 75% do internato em Medicina. Para Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, no caso dos alunos que já passaram por 75% do estágio curricular obrigatório.
O internato é praticado nos últimos dois anos de curso; o estágio curricular obrigatório, no último.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Escola Estadual Lions Club inicia às aulas no próximo dia 11 com novidades.


Às aulas para o ano letivo 2020 estão previstas para iniciar dia 11 de março. A novidade é o 6º ano do Ensino Fundamental na modalidade Ensino Integral.

A escola está realizando a Semana Pedagógica que é sempre um momento marcante no inicio de mais um ano letivo.

2020 é um ano que vem com ótimas expectativas, disse a professora Fátima Araújo que é a Articuladora de Ensino da Escola.

A gestão escolar representado pelo seu gestor, professor Ivan Almeida, acolheu os professores com um café da manhã, mensagens acolhedoras e dinâmicas para integrar o grupo de docentes nas atividades letivas que seguiam.

A Escola Lions destacou-se, por aprovar 28 dos 61 alunos na 3ª série do Ensino Médio, que fizeram o Enem 2019.  

Veja as fotos da semana pedagógica 2020.










terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Assembleia de Deus realiza tradicional congresso de carnaval



Cortesia

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A Igreja Evangélica Assembleia de Deus está realizando o tradicional congresso de Jovens no período de carnaval, o encerramento aconteceu nesta terça-feira na Congregação do bairro Brasília.
Assim como na Congregação do Bairro Brasília, na sede (Rua Estudante), e em outros bairros de Arapiraca também está acontecendo o evento.
O tema escolhido para este ano, pela igreja, através do seu dirigente local e coordenador do setor 2: Ev. Marcos Valiante foi em Neemias Cap. 2:20 que diz: Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
Diversas igrejas sob a jurisdição do Setor 2 (Brasília) participaram com formação de grupão de Jovens, de damas e de varões nos cinco dias, sempre com a participação da Banda Raízes e do Cantor Vinicius e Banda que participou na abertura no dia 21.
Programação:
Dia 21/02/2020 preletor: Dc. Amizadai (AD Paraíba);
Dia 22/02/2020 preletora: Irmã Adriana Santos (AD São Paulo)
Dia 23/02/2020 preletor: Pr. Aroldo Conquista (AD Santa Catarina)
Dia 24/02/2020 preletor: Pr. Daniel Oliveira (AD Ceará)
Dia 25/02/2020 preletor: Pr. Iraquitan (AD São Paulo)
Segundo o coordenador do grupo de varões do setor 2, Auxiliar Wagner Ferreira, foi um evento grandioso e ousado para glória da Deus, tendo uma média de 500 irmãos por dia frequentando os cultos durante as cinco noites de congresso.
“Sabemos que unir pessoas com um só propósito que é adorar a Deus nos últimos tempos não tem sido fácil. Mais durante as cinco noites a igreja desfrutou de bênçãos espirituais, salvação de almas, renovo espiritual e muita inspiração dos pregadores da palavra de Deus com a referência no livro de Neemias cap.2:20”. Acrescentou o coordenador dos varões.
Veja o vídeo do encerramento:


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Gestores devem alertar seus alunos para brincadeira da rasteira: Ela tem machucado e até matado pessoas

Nos vídeos, duas pessoas que estão nas pontas aparecem pulando e quando o participante que está que no meio pula, ele leva um rasteira surpresa e covarde dos demais participantes
Está circulando nas redes sociais vídeos onde crianças, adolescentes, jovens e pasmem, até adultos aparecem 'brincando´ de uma brincadeira batizada de 'Rasteira'.

Nos vídeos, duas pessoas que estão nas pontas aparecem pulando e quando o participante que está que no centro pula ela leva um rasteira surpresa e covarde dos demais participantes. O tombo é assustador, onde as costas e a cabeça bate no chão de maneira escumunal.

Não há como o participante que está no centro se defender, uma vez que ele não sabe que os outros dois querem apenas derruba-lo. Em muitos desses vídeos, as pessoas ao bater com o corpo e cabeça no chão, perdem a consciência e ficam desacordadas. Há relatos de ao menos um óbito por conta da 'brincadeira da rasteira' no Brasil.

Há registro também de casos gravíssimos onde o brincante foi hospitalizado com traumatismo craniano. O Hojemais alerta a sociedade sobre essas novas “brincadeiras”, que na verdade são atos irresponsáveis que podem até matar.

Assista aos vídeos e tirem suas respectivas conclusões!


O Enem está chegando, conheça os 20 temas anteriores!

O Enem 2020 está chegando e será aplicado nos dias 17 e 21 de janeiro de 2021. Fique atento para não perder nenhuma informação!  Confira to...