ETA CURIOSIDADE!: setembro 2018

Páginas

domingo, 30 de setembro de 2018

Inscrições para Exames Supletivos (Ensino Fundamental) estão abertas nas 13 Gerências Regionais de Educação



A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) publica EDITAL/SEDUC 019/2018, que oferece através da Superintendência de Políticas Públicas – SUPED, Exames Supletivos Online a ser aplicado em escolas estaduais nas 13 Gerências Regionais de Educação (GERE) para Jovens e adultos com idade a partir dos 15 anos que interromperam os estudos ainda na Educação Básica e podem agora aproveitar a oportunidade oferecida para ter acesso à certificação do ensino fundamental.
As inscrições começam nessa segunda-feira, dia 01 e prosseguem até dia 11 de outubro. Os interessados devem procurar pessoalmente a Gerência Regional de Educação (Gere) mais próxima para preencher e assinar o requerimento de inscrição, no período entre 8h30 às 17h30, munidos dos documentos originais e cópias do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento de identificação com foto. 
O interessado deve comparecer a uma das 13 Gerências Regionais para fazer a inscrição e saber em qual Unidade de Ensino fará a prova.




  • 1ª Gere (Maceió) 
  • 2ª Gere (São Miguel dos Campos)
  • 3ª Gere (Palmeira dos Índios) 
  • 4ª Gere (Viçosa)
  • 5ª Gere (Arapiraca) 
  • 6ª Gere (Santana do Ipanema) 
  • 7ª Gere (União dos Palmares) 
  • 8ª Gere (Pão de Açúcar) 
  • 9ª Gere (Penedo) 
  • 10ª Gere (Porto Calvo) 
  • 11ª Gere (Piranhas) 
  • 12ª Gere (Rio Largo)
  • 13ª Gere (Maceió) 


  • A supervisora de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC, professora Mônica Sarmento, falou que a ação faz parte do planejamento da SEDUC. “Há necessidade de oportunizar a esses jovens e adultos, que interromperam sua escolaridade ou que por algum motivo não conseguiram frequentar a escola”, afirma Sarmento.
    Para conseguir aprovação, os candidatos terão que responder quatro provas objetivas, distribuídas por área de conhecimento, sendo 40 questões, além de Redação. As questões objetivas são voltadas às Linguagens (10), Matemática (10), Ciências Humanas(10) e Ciências da Natureza (10).
    As provas estão previstas para os dias 18  e 19 de outubro e os candidatos podem escolher prestar o exame no horário matutino ou vespertino.





    sexta-feira, 28 de setembro de 2018

    Aluno coloca fogo em prova e quase incendeia escola em Itaguaí, no RJ


    Imagem: https://www.24horasnews.com.br

    Colegas tiveram que sair às pressas da sala de aula, pois a chama se espalhou rapidamente para a cadeira. Professor inalou fumaça e foi levado para hospital e passa bem..

    Um princípio de incêndio causou pânico nos alunos do Ciep Senador Teotônio Vilella, em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27). A escola quase foi incendiada depois que um aluno resolveu colocar fogo na prova.

    Os alunos tiveram que sair às pressas da sala de aula, pois a chama se espalhou rapidamente para a cadeira onde o jovem estava sentado.

    No momento do incidente, a professora de Português estava virada para o quadro. Desesperados, alunos e funcionários começaram a apagar o fogo com os extintores e mangueiras de incêndio. Um professor foi levado ao hospital por inalar fumaça.

    A Prefeitura de Itaguaí informou que foi registrado um boletim de ocorrência na delegacia. Nesta sexta-feira (28), a diretora da escola vai se reunir com os responsáveis pelos alunos para conversar sobre o caso.

    Na semana passada, um professor foi agredido e humilhado na sala de aula do Ciep Municipal Mestre Marçal, em Rio das Ostras. Um vídeo que viralizou em redes sociais mostra alunos ofendendo o professor diversas vezes. 

    Em um momento, um dos adolescentes chega a arremessar uma bolsa na direção do professor quando ele escrevia no quadro. O professor questiona se a intenção era atingi-lo e outro aluno responde: "'Peraí' que agora vai acertar".

    A relação professor/aluno tem ganhado destaque ultimamente, em virtude de vários ataques de alunos a professores, e são diversos, como: xingamentos, ataques físicos, ofensas nas redes sociais e presencialmente na escola.  A intolerância por exemplo, a posição pessoal de professores e alunos no processo político é um dos fatores que levanta a discussão sobre o tema.

    Veja o vídeo do momento do incidente:
    Fonte: G1


    quinta-feira, 27 de setembro de 2018

    SEDUC/ 5ª GERE realiza formação sobre “Gestão de Conflitos”.


     Foto: Arquivo 5 GERE.

    O Estado de Alagoas, através da Secretaria de Educação, promove em parceria com as Gerencias Regionais de Educação – Geres, formação de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino. O evento aconteceu, neste dia 27, na Escola Estadual Izaura Antonia de Lisboa – EPIAL, das 9hs às 13hs.

    A gerente da 5ª GERE, Eliete Barros deu as boas vindas aos participantes e apresentou o palestrante do dia, o psicólogo Robson Feitosa de Lima, do NUQUAV/SEDUC.

    Houve participação de 90 convidados que lotaram o auditório da escola para ouvir a palestra proferida pelo psicólogo do Núcleo de Qualidade de Vida da SEDUC/AL. Robson abordou o tema gestão de conflitos nos espaços escolares.

    “A discussão do tema contribui para o fortalecimento da gestão, ao identificar, discutir e resolver os problemas apresentados.” Afirmou Robson.

    Para coordenadora pedagógica da Escola Estadual Aurino Maciel, Kátia Silene Barbosa de Carvalho, elencou a importância da palestra porque ajuda a ter outro olhar para os problemas na escola.
    “A palestra é relevante na compreensão de que líderes necessitam entender seu papel quando gerem pessoas, tempo e conflitos.” Relatou Carvalho.

    Para a articuladora de ensino, Eunice Dionízio, da Escola Estadual Álvaro Paes, Coité do Nóia, achou muito proveitoso porque ajuda a escola fazer uma análise onde podemos agir certo ou errado, para não ferir o outro antes de ouvir os dois lados.

    “O diálogo é fundamental para que todos saiam com crescimento pessoal, cognitivo e afetivo de possível conflito.” Relatou Eunice.

    A gestora pedagógica do Colégio da Policia Militar – Unidade Agreste, Quitéria Cezar, falou que o tema abordado, pelo palestrante, foi muito bom. “Sem dúvida vai nos ajudar muito gerir conflitos em nossas unidades de ensino.” Afirmou Quitéria.

    Quitéria Cezar parabenizou a SEDUC e a 5ª GERE por proporcionar esses momentos ricos de aprendizado para todos os gestores escolares da 5ª Regional.

    Outros evidencias do evento.






    sexta-feira, 21 de setembro de 2018

    Brasil é o Nº 1 no ranking da violência contra professores



    Quando a liberdade vira libertinagem! Pais e mães dão liberdade demais aos filhos e ao chegar na escola, se negam a cumprir tarefas simples de sala de aula, e acabam até agredido professores por discordar de metodologias e as vezes até por não aceitar nota baixa.

    Em 2017, A agressão à professora Marcia Friggi, reabriu o debate sobre a violência contra os professores em sala de aula. Entretanto, o retrato da violência contra os docentes deixa o Brasil fora de foco. Os dados globais mais recentes colocam o país como o mais violento contra esses profissionais. Além disso, estudiosos do tema apontam que faltam levantamentos internos que promovam o diagnóstico do problema.

    Uma pesquisa feita em 2015 pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) apontou que 44% dos docentes que atuavam no estado disseram ter já ter sofrido algum tipo de agressão.  Entre as agressões que 84% dos professores afirmam já ter presenciado, 74% falam em agressão verbal, 60% em bullying, 53% em vandalismo e 52% em agressão física. No período em que a pesquisa foi feita a cidade de São Paulo era governada por Fernando Haddad.

    Para a socióloga Miriam Abramovay, especialista em violências nas escolas e juventudes, é significativo a falta de dados sobre o tema. "Praticamente nunca foi feito nenhuma pesquisa específica só com os professores. Isso mostra que o tema não é prioritário, como se a violência não tivesse impacto no ensino, no aprendizado e no cotidiano da escola", afirma.

    Brasil é o Nº 1 no ranking da violência contra professores
    Uma pesquisa global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos) põe Brasil no topo de um ranking de violência em escolas. O levantamento é o mais importante do tipo e considera dados de 2013. Uma nova rodada está em elaboração e os resultados devem ser divulgados apenas em 2019.

    Na enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões ou de intimidações de alunos pelo menos uma vez por semana. 

    Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

    A Impunidade
    A pesquisadora Rosemeyre de Oliveira, da PUC-SP, atribui a violência nas escolas à impunidade dos estudantes. “O aluno que agride o professor sabe que vai ser aprovado. Pode ser transferido de colégio - às vezes é apenas suspenso por oito dias”, diz. “Os regimentos escolares não costumam sequer prever esse tipo de crime. Aí, quando ele ocorre, nada acontece.”

    Para as vítimas, no entanto, as consequências costumam ser severas. Rosemeyre investiga o trabalho dos professores readaptados – aqueles que foram afastados da sala de aula e reinseridos em outra atividade escolar, como na secretaria ou na biblioteca. “A maior parte precisa deixar de atuar nas classes porque tem estresse pós-traumático. Há docentes que foram baleados por alunos, agredidos ou ameaçados”, explica. “Quando assumem outras funções, as vítimas são vistas com preconceito até pelos próprios colegas.”

    Rosemeyre, inclusive, é professora readaptada em um colégio estadual da periferia de São Paulo. Ela deixou de atuar em sala de aula quando foi ameaçada, em 2009, por um aluno de Mnsino Médio. “Tentei voltar para o trabalho várias vezes, mas não conseguia. É progressivo. Sofria antes de ir à escola. Era afastada pela psiquiatra, a licença terminava e eu não me sentia capaz de retomar o trabalho. Até que desisti. Fui readaptada em 2012. Hoje, trabalho na secretaria”, conta. “A vítima se sente cada vez mais excluída. Eu ainda direcionei isso para a pesquisa acadêmica, para mostrar pelo que a gente passa.” Afirma Rosemeyre.

    Mais informações:

    Imagens de professores agredidos:
    Professora Marcia Friggi — Foto: Reprodução/Facebook
    Michelle Andrews - http://www.mopars.com.br/2018/04/casos-de-professores-agredidos-por.html

    quinta-feira, 20 de setembro de 2018

    SEDUC/GERES REALIZAM FORMAÇÕES PARA GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO



     Abertura da Formação.

    A SEDUC, em parceria com as Gerências Regionais de Educação, realiza de 19 a 26 de setembro de 2018, formações para gestores e gestores adjuntos da rede estadual de educação.

    A Gerente da 5ª Gere, professora Eliete Barros, abriu o evento, dando as boas vindas a todos. fizeram parte da mesa de abertura o supervisor de Ensino Médio, representando a SEDUC, professor Daniel Macedo, e a professora Valéria Santos, Gestora Adjunta da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, que também acolheram os presentes com boas vindas.

    A apresentação cultura ficou por conta do Grupo de Flauta da Escola de Ensino Integral Professores Izaura Antonia de Lisboa – EPIAL. Em seguida os participantes foram divididos em duas salas para realização de oficinas e planejamentos de metas para as escolas.

    Na 5ª Gerência Regional de Educação participam gestores de 31 escolas, incluindo 03 escolas indígenas, contemplando mais 50 profissionais, que atuam a frente das unidades ensino da rede estadual. 


    Participam também, os taps regionais, como ouvintes, que são os responsáveis pelo acompanhamento pedagógico, esse trabalho tem como objetivo a organização das metas e procedimentos para o mandato dos referidos gestores.

    A tap regional da 5ª GERE, professora Jailma Pereira, falou que a formação está sendo muito proveitosa e esclarecedora, principalmente, para os gestores iniciantes.

    É importante estabelecer metas e acompanhá-las, visando os resultados de aprendizagem e melhoria dos índices das nossas escolas”. Pontuou Jailma.

    Para a gestora da Escola Estadual José Moacir Téofilo, professora Vanilda Nicolau Bier, a formação está sendo proveitosa e a condução dada pelo professor Daniel Macedo torna as informações mais claras, com dinamismo e propriedade.

    Agradeço a SEDUC/5ªGERE por esta formação, pois demonstra claramente a preocupação com o bom desempenho dos gestores e consequentemente o êxito na aprendizagem de nossos alunos”. Afirmou a gestora.

    A formação de gestores da 5ª GERE está sendo realizada nos dias 19 e 20 de setembro, na Escola de Ensino Integral Professores Izaura Antonia de Lisboa – EPIAL.

    CRONOGRAMA COM AS DATAS DE FORMAÇÃO DOS GESTORES POR GERE.
    GERES ------- DATAS DA FORMAÇÃO-------- LOCAL
    3ª GERE-------19 e 20/09/2018-----------ESC. EST. GRACILIANO RAMOS
    11ª GERE------19 e 20/09/2018-----------11ª GERE
    8ª GERE -------19 e 20/09/2018-----------ESC. EST. BRÁULIO CAVALCANTE
    6ª GERE--------19 e 20/09/2018----------- ESC. EST. LAURA CHAGAS DE ASSIS
    9ª GERE--------19 e 20/09/2018-----------AUDITÓRIO DA 9ª GERE
    5ª GERE--------19 e 20/09/2018-----------ESC. EST. IZAURA ANTÔNIA DE LISBOA
    10ª GERE------19 e 20/09/2018------------ESC. EST.  N. SRA. DA APRESENTAÇÃO
    1ª GERE--------25 e 26 /09/2018-----------ESC. EST. MOTA TRIGUEIROS
    13ª GERE------25 e 26 /09/2018----------- 13ª GERE E ESC. EST. AFRÂNIO LAGES
    12ª GERE-------25 e 26 /09/2018----------ESC. EST. SIDRÔNO AUGUSTO
    2ª GERE---------25 e 26 /09/2018-----------2ª GERE
    4ª GERE---------25 e 26 /09/2018-----------ESCOLA ESTADUAL 13 DE OUTUBRO
    7ª GERE---------25 e 26 /09/2018-----------ESCOLA ESTADUAL CARLOS GOMES

    Momentos das oficinas da formação.  





    terça-feira, 18 de setembro de 2018

    Bolsonaro atinge 68% das buscas no Google trends em Alagoas.

    O Google Trends, ferramenta do Google que aponta tendências e gráficos com base nas buscas dos usuários na internet, criou um espaço específico para as eleições 2018. A plataforma mostra quais são as principais pesquisas realizadas pelos brasileiros relativos ao tema, o que inclui os candidatos e os assuntos mais buscados na plataforma em determinado intervalo de tempo e, também, as perguntas mais comuns feitas pelos eleitores. 
    Nos últimos sete dias, entre 12 e 18 de setembro, o nome do candidato do PSL, deputado Jair Messias Bolsonaro, cresceu no sistema de busca do Google em todos os estados brasileiros. Em Alagoas, 68% das pesquisas pelos presidenciáveis foram endereçadas ao deputado. Em seguida aparecem Fernando Haddad (PT) com 17%; Ciro Gomes (PDT) com 14%; Geraldo Alckmin (PSDB), 1%. lembrando que foram pesquisados apenas os 4 candidatos.
    A plataforma também permite explorar quais palavras-chave foram associadas aos nomes dos candidatos durante a busca. Por exemplo, quem procurou informações sobre Bolsonaro pesquisou “Jornal Nacional”, “na Globo” e “Globo News”, por exemplo. As buscas por Ciro Gomes foram com relação a termos como “propostas”, “Kátia Abreu” e “SPC”. Já Haddad é relacionado às expressões “Lula”, “Manuela” e “debate”. As buscas pelo nome de Alckmin foram feitas em conjunto com termos “propostas”, “processos” e “vice”. 
    Mais informações, acesse o link da plataforma: 
    https://trends.google.com/trends/explore?date=now%207-d&geo=BR&q=bolsonaro,haddad,alckmin,ciro


    sábado, 15 de setembro de 2018

    Arapiraca faz carreata histórica em homenagem a Bolsonaro


    Foto: Juninho Silva
    A campanha do deputado Jair Messias Bolsonaro, PSL 17, recebe uma homenagem da cidade de Arapiraca. Os apoiadores da candidatura do capitão reformado à presidência da república, realizaram neste dia 15 de setembro uma carreata histórica na cidade de Manoel André.

    Eleitores de Bolsonaro se juntaram para declarar apoio à campanha, centenas de motocicletas e carros circularam nas principais ruas de Arapiraca. A carreta partiu do Parque Ceci Cunha, passando pelos bairros: Brasilia, Jardim Tropical, Centro, Ouro Preto, São Luiz, Nova Esperança, Boa Vista, Guaribas, Primavera, Cacimbas e a dispersão ocorreu no Lago da Perucaba.

    Enquanto Bolsonaro permanece internado, devido ao ataque do último dia 6, os eleitores realizam passeatas, carreatas e concentrações em apoio ao presidenciável.

    A professora Edvania Maria, participou da carreata e classificou como histórica. “Nunca antes na história da nossa cidade, a população saiu às ruas e fez carreata para um político de graça”. Afirmou a professora.

    “O povo está cansado de tanta corrupção e almeja por mudança. O Capitão Bolsonaro representa uma esperança”. Declarou a mesma.

    O senhor Geraldo Santos, falou que a cidade não esperava tamanha mobilização e a adesão do povo a carreata do presidenciável, visto que, em outros momentos promovidos por políticos, as motos e carros são abastecidos pela campanha e nesta carreata, todos vieram de graça. “O povo reagia nas ruas aplaudindo quando carros e motos passavam buzinando”. Pontuou Santos.

    Esteve na carreata candidatos a deputados, ao senado e ao governo do estado pelo PSL, além de estudantes, autônomos, e comunidade em geral, participaram da carreata gritando palavras de apoio a Jair Bolsonaro.


    sexta-feira, 14 de setembro de 2018

    NEF realiza reunião formativa com Articuladores de Ensino das escolas estaduais e municípios na 5ª GERE



    O Núcleo Estratégico de Formação Continuada – NEF realizou nesta manhã, 14, uma reunião formativa na Escola Estadual Pedro de França Reis, Arapiraca, com articuladores de Ensino das escolas estaduais da 5ª Gerência Regional de Educação e municípios pertencentes a GERE.
    Fala da gerente Eliete Barros

    A Gerente regional, professora Eliete Barros, parabenizou às escolas e os municípios pelo IDEB 2017. Eliete destacou a melhoria do índice de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e Matemática entre os alunos no Ensino Fundamental nos anos iniciais e finais.
    Formador Regional - Eraldo Melo

    A reunião teve como agenda:
    - A grande virada da educação – IDEB 2017
    - Núcleo Estratégico de Formação Continuada – NEF
    - Oficina: A Escola como espaço de formação
    - Encaminhamentos




    Os municípios participantes apresentaram interesse em participar de forma conjunta na formação continuada com os articuladores de ensino da rede estadual.

    A professora Andreia Machado, SEMED Traipu, falou que estava sentindo esta necessidade e que com apoio 5ª GERE na formação continuada, os resultados serão melhores em 2019.

    “A parceria entre Estado e município só fortalece a educação e nós, das SEMEDs, acreditamos na melhoria de nossos índices, pois o apoio da 5ª GERE, na formação de nossos professores é fundamental”. Afirmou Andreia.

     No momento, estavam presentes articuladores de ensino de 26 escolas estaduais e os articuladores dos municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Girau do Ponciano e Traipu.





    Oficina: A escola como espaço de formação.

    quinta-feira, 13 de setembro de 2018

    5ª GERE entrega certificados de honra ao mérito às escolas da rede estadual.



    Nesta manhã, 13 de setembro, a 5ª Gerência Regional de Educação, sede em Arapiraca, realiza reunião com Gestores de escolas estaduais para  certificação de honra ao mérito com o objetivo de parabenizar as unidades de ensino pelo crescimento do IDEB 2017 divulgado no último dia 30 de setembro.

    As Unidades de Ensino tiveram crescimento significativo, elevando o Estado de Alagoas da 26ª em 2015 para 20ª posição em 2017 no ranking nacional com o Ensino Fundamental – anos iniciais, passando do IDEB de 4,7 (2015) para 5,2 (2017).

    O Ensino Fundamental – anos finais para sou de  26º em 2015 para 19º posição em 2017, passando de 3,5 (2015) para 4,2 (2017).

    O Ensino Médio também foi avaliado e obteve o IDEB de 3,1 (2015) para 3,5 (2017), para passando de 27º (2015) para 16ª posição em (2017).

    Tabela 1 – IDEB do Estado de Alagoas
    IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    Etapa
    IDEB 2015
    Ranking Nacional
    IDEB 2017
    Ranking Nacional
    Ensino Fundamental – Anos Iniciais
    4,7
    26ª
    5,2
    20ª
    Ensino Fundamental – Anos Finais
    3,5
    26ª
    4,2
    19ª
    Ensino Médio
    3,1
    27ª
    3,5
    16ª

    Diante do trabalho realizado pelo Escola 10, com articuladores de ensino nas escolas estaduais e apoio aos municípios com articuladores das SEMEDs, as escolas estadual e os municípios receberam cadernos de apoio de Língua Portuguesa e Matemática, visando garantir melhores resultados como estamos vendo agora.

    Todas as escolas estão de parabéns, a exemplo da Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste teve um IDEB de 6,9 no Ensino Fundamental – Anos Finais.

    A reunião prosseguiu com a equipe de Gestão e a equipe de Prestação de Contas passando informações inerentes ao trabalho realizado nas escolas estaduais.